Segunda-Feira, 29.4.2024

A Terra Marinhoa na Idade Média
Entende-se como Terra Marinhoa toda a área que corresponde ao Concelho da Murtosa e ainda às Freguesias de Veiros e Pardilhó, do vizinho Concelho de Estarreja.
Este livro fala da toponímia da região marinhoa e faz referência a como era toda essa zona na idade média, no que se refere a território, administração civil e eclesiástica e ainda quanto à sua economia.
Faz depois referência aos documentos da idade média que o autor encontrou na sua aturada investigação e que são tidos como os mais antigos que se conhecem com referências a cada uma das terras (freguesias e lugares) da marinha.
É um belíssimo trabalho de investigação que nos traz à luz do dia riquíssimos documentos, alguns deles, como acima se disse, os mais antigos documentos que falam de cada uma das freguesias e que são, por assim dizer, e até surgirem elementos mais antigos (o que não é fácil), as "certidões de baptismo" de cada uma das nossas terras.
É um livro que encerra importantes revelações contidas em documentos históricos, até agora desconhecidos.
O livro teve a sua apresentação a 21 de Agosto de 2010, na nova sede da Junta de Freguesia de Veiros.
Um bem-haja à Junta de Freguesia de Veiros que decidiu dar corpo a esta edição e à Fundação Solheiro Madureira pelo apoio concedido, o qual tornou possível a mesma.