.:: Junta de Freguesia de Arraiolos ::.
Domingo, 28.4.2024

“APELO PÚBLICO AO NÃO ENCERRAMENTO DA ESCOLA EB 1 DE SANTANA”

A Comissão de Pais, Avós, Encarregados de Educação e Comunidade de Santana do Campo, face à inclusão da Escola EB1 de Santana do Campo na lista publicada com as escolas a encerrar no ano 2010/2011, promoveu hoje um apelo público ao não encerramento da escola.

Este apelo insere-se na convicção de que a Escola e a Comunidade têm razão para manter a escola em funcionamento, como o provam os resultados escolares dos alunos:

- Há mais de cinco anos que não reprovam alunos:

- Não foi feito nenhum plano de recuperação desde que essa legislação existe;

- O alunos da Escola de Santana do Campo tiveram resultados superiores à média nacional nas provas de aferição e obtiveram diversos níveis “A” nessas provas;

- O quadro de excelência da Escola Cunha Rivara tem registados, na última década, vários alunos que fizeram o 1º Ciclo na Escola EB1 de Santana do Campo;

- Os alunos dispõem de Equipamento informático; acesso à internet; meios áudio-visuais; biblioteca escolar;

- Os alunos têm acesso a refeição escolar; actividades extra-curriculares (Inglês-Teatro-Música)/Escola a tempo inteiro; lanche e actividades desportivas e culturais em ATL duma IPSS local;

A escola:

• Foi galardoada no Programa Eco-Escolas;

• Participou no Programa Europeu “Comenius” com mais nove países da UE;

• Desenvolveu projectos escolares inter-geracionais na Aldeia;

• Preservou tradições como “Cantar os Reis”

• Reabilitou a utilização do “Forno Comunitário”;

A escola tem sucesso:

• Não houve retenções nesta Escola;

• Os alunos mostraram ter uma base sólida na aprendizagem, constando no quadro de excelência da Escola Cunha Rivara;

• A melhor aluna do 3º Ciclo da Escola Cunha Rivara em 2005/06 e 2006/07 fez o 1º Ciclo nesta Escola;

A estes resultados não são alheios os projectos escolares desenvolvidos, as parcerias que o Agrupamento fez na localidade, o empenho das professoras, a colaboração entre pais, avós e as autarquias.

Não basta dizer que escolas com poucos alunos devem fechar.

Tendo em conta o sucesso obtido pelos alunos e o bom desempenho verificado na Escola, bem como as Resoluções da Assembleia da República, o facto da Câmara Municipal de Arraiolos não ter dado o seu acordo e não assumi o transporte escolar, apelamos à manutenção desta escola em funcionamento, de forma a que possa cumprir o seu papel no desenvolvimento local e regional.

Foram pedidas audiências à Sra. Ministra da Educação, Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da Republica e ao Exmo. Senhor Presidente da Republica, e solicita-se respeito pelas decisões da Assembleia da Republica e das autarquias e pelo cumprimento do que está estipulado na carta educativa municipal.

BOLETIM INFORMATIVO

Cento do Tapete de Arraiolos