Quarta-Feira, 01.5.2024

Romaria do S. Paio - 2010

Como já foi referido esta festa teve o seu início na sexta-feira dia 3 e prolongaram-se até quarta-feira dia 8 de Setembro, dia em que tiveram lugar as respectivas cerimónias religiosas e que constituíu o ponto alto da mesma.

Em termos de participação do público a noitada de sábado dia 4 (fogo preso no mar), foi a que registou uma maior adesão, tendo-se verificado filas de automóveis que, do lado da Murtosa, à uma hora da madrugada chegava à rotunda do depósito de água, tendo estado à saída de Veiros horas antes.

Nos restantes dias, embora com uma grande adesão de pessoas, o trânsito processou-se com bastante normalidade.

De referir, pela negativa, o exagerado registo de ocorrências, com muitos jovens (rapazes e raparigas - alguns adolescentes) a terem de ser socorridos devido à ingestão desregrada de bebidas alcoólicas. Para fazer face e dar a resposta adequada a estas situações, as entidades com responsabilidade no sector mobilizaram pessoal, equipamento e fizeram deslocar para junto da Extensão de Saúde local uma instalação móvel de apoio.

Acabou o S. Paio, terminou o verão e foi o fim das férias. É o retorno à escola ou ao trabalho. A vida é um ciclo.

Nós vamos para o S. Paio

- O S. Paio da Torreira!

Em ir sozinho não caio,

Vou lavar-te à minha beira!

Vais levar-me à tua beira,

Mas para isso é preciso

Que o S. Paio da Torreira

Te dê mais algum juízo!

Oh! S. Paio da Torreira,

Oh! Milagroso santinho,

Se me casares este ano

Levo-te um pipo de vinho.

Adeus mar, adeus marinha,

Adeus Torreira também.