Quarta-Feira, 01.5.2024

Comemoração do Centenário da Implantação da República

A comemoração do Centenário da Implantação da República, na Freguesia do Bunheiro, advém de uma deliberação do executivo da Junta de Freguesia, que colocou esta acção no leque das actividades conjuntas a desenvolver em parceria com as colectividades da terra no corrente ano.

Cada uma das actividades que constituíram o programa foram sendo preparadas para que, chegando ao dia 5 de Outubro, tudo decorresse com a normalidade desejada, o que veio a acontecer.

Assim, pelas 10H30, cada uma das actividades constantes do programa começaram a surgir sequencialmente, conforme seguidamente se descrimina:

Às 10H30 teve lugar o hasteamento das bandeiras no edifício da Junta de Freguesia do Bunheiro, ao som do Hino Nacional, perante uma guarda-de-honra constituída por uma secção dos Bombeiros Voluntários da Murtosa. A Bandeira Nacional foi içada pelo presidente da Junta de Freguesia do Bunheiro, enquanto que a do Município e a da Freguesia foram içadas pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Murtosa e pela Presidente da Assembleia de Freguesia do Bunheiro. O Hino Nacional foi tocado pelo Grupo Musical Bunheirense e cantado pela Drª Custódia Carrelha. Presente também cerca de 50 elementos da Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros Voluntários da Murtosa.

Seguiu-se uma largada de pombos proporcionada por dois murtoseiros (Joaquim Padinha e Joaquim Assunção), membros da Sociedade Columbófila de Estarreja. (Foto)

Depois, para ficar a perpectuar esta data para a prosteridade, foi plantada uma árvore (carvalho português) no terreno a norte da Junta de Freguesia. (Foto)

O programa continuou com a inauguração da exposição "Viva a República", no hall do salão da Junta de Freguesia, tendo-se seguido o descerramento de uma placa evocativa do evento no hall do 1º Andar do edifício da Junta. (Foto)

À noite, pelas 21H30, deu-se início à Sessão Solene Evocativa da Implantação da República. Tomaram lugar na mesa o Presidente da Junta (engº Daniel Bastos), Vice-Presidente da Câmara (engº Joaquim Baptista), Presidente da Assembleia Municipal (Dr. Francisco Pereira), Presidente da Assembleia de Freguesia (Drª Júlia Pereira) e o palestrante convidado (Dr. Marco Pereira).

Depois de Presidente da Junta ter declarado o início da sessão e de ter explicado aos cerca de 250 participantes a razão de ser da mesma e do que ela iria constar, deu a palavra ao palstrante convidado, Dr. Marco Pereira, que explanou o tema "A 1ª República no (então) Concelho de Estarreja".

Dando continuidade à abordagem da tematica republicana, o Presidente da Junta apresentou, de seguida, "Alguns bunheirenses e a 1ª República".

Atingiu-se entretanto a muito esperada teatralização evocativa da Implantação da República, com texto da Dr. Helena Cirne, Encenação do engº João Miguel Garrido, tendo por actores 24 elementos oriundos das quatro colectividades da freguesia (6 de cada - Associação Cultural Bunheirense, Grupo Musical Bunheirense, Rancho Folclórico "Andorinhas de S. Silvestre" e Rancho Folclórico "Camponeses da Beira-Ria"). Foi um espectáculo multimédia, de pleno agrado dos presentes, que teve o seu fim com a entoação do Hino Nacional. (Foto 1) (Foto 2) (Foto 3) (Foto 4)

Reconstituída a mesa que presidiu à sessão, o sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal da Murtosa fez uma breve alocução acerca do evento, à pertinência das comunicações e teceu elogios à Junta de Freguesia pela iniciativa levada a cabo.

Finalizou a sessão o Presidente da Junta de Freguesia que não se poupou em agradecimentos às entidades presentes, às que cooperaram, às colectividades e aos actores e técnicos (que disponibilizaram), ao engº João Garrido e Drª Helena Cirne e a todo o público presente. (Foto)

Todos ficaram com a sensação do dever cumprido e cotentes por terem participado, tendo ainda ficado bem demonstrado que actividades conjuntas têm pernas para andar.