Quarta-Feira, 08.5.2024

38º Festival de Folclore da Beira Ria - 14 de julho 2018
No passado sábado, 14 de julho, o rancho folclórico “Os Camponeses da Beira Ria” organizou o 38º festival de Folclore da Beira Ria integrado na V edição da Feira Agrícola da Murtosa.

Este ano, 5 ranchos representativos de várias regiões do país (do Minho ao Algarve) atuaram até cerca da 1h da manhã perante uma plateia numerosa que encheu por completo a tenda da restauração.

Os 5 ranchos chegaram ao Bunheiro por volta das 16h30, onde visitaram a Casa Museu Custódio Prato. De seguida dirigiram-se ao salão dos Bombeiros Voluntários da Murtosa para jantar após uma breve sessão de boas vindas.

Pelas 22h passaram pelo palco previamente preparado na tenda da restauração da feira, iniciando com um desfile de abertura, o R. F. “Os Camponeses da Beira Ria” juntamente com os 5 ranchos convidados:

- Rancho Folclórico da Luz de Tavira – Tavira (Faro)
- Rancho Folclórico da Barreira – Barreira (Leiria)
- Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares do Carreço – Carreço (Viana do Castelo)
- Grupo Etnográfico de Lorvão – Penacova (Coimbra)
- Rancho Regional S. Salvador de Folgosa – Maia (Porto)
É de salientar também todo o trabalho desenvolvido pelos Camponeses que garantiram nos 4 dias da feira o funcionamento da sua tasquinha com bebidas e comida regional confecionada e servida pelos elementos do grupo, bem como, o jantar do festival servido a cerca de 250 pessoas (dos ranchos convidados) e entidades no salão dos bombeiros.

Parabéns ao R. F. “Os Camponeses da Beira Ria” que, como tem sido seu apanágio, mostrou um festival de folclore variado, rico de etnografia e tradição da cultura popular portuguesa. A reação efusiva e entusiasta das centenas de pessoas que assistiram ao festival testemunharam através da sua reação a diversidade e a qualidade do mesmo.

Fotos extraídas da página do facebook do Município da Murtosa