Terça-Feira, 30.4.2024

Comemoração do 84º Aniversário do Concelho da Murtosa

Pelas 21H00 do dia 28 de Outubro, teve início a sessão solene comemorativa do 84º Aniversário do Concelho da Murtosa, no Salão Nobre dos Paços do Município, ao som do Hino Nacional Português, executado, com toda exuberância, pelo Grupo Musical Bunheirense.

Seguiu-se a intervenção do sr. Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Dr. Santos Sousa e do sr. Presidente da Assembleia Municipal da Murtosa, Dr. Francisco Pereira.

Seguiu-se a leitura da proposta de condecoração e respectiva deliberação camarária relativas à atribuição das medalhas de Mérito Municipal em ouro e em prata, respectivamente, para o bunheirense sr. Armindo Silva e para a colectividade também bunheirense, Grupo Musical Bunheirense.

A medalha relativa ao Grupo Musical Bunheirense foi entregue pelo presidente da Assembleia Municipal à srª Ana Maria Soares, na qualidade de Presidente da Direcção do GMB, tendo a imposição da medalha ao sr. Armindo Silva sido feita pelo sr. Presidente da Câmara.

De seguida, o sr. Armindo Silva dirigiu umas breves palavras referindo alguns aspectos do seu percurso profissional e também de agradecimento pela distinção por parte da Câmara Municipal da sua terra.

Concluída que foi a sessão solene, o Grupo Musical Bunheirense deliciou os presentes com um agradável sarau musical.

No dia seguinte (29 de Outubro = dia da emancipação), pelas 09H30 foram içadas as bandeiras em frente ao edifício da Câmara Municipal, ao som do Hino Nacional, cantado pelo engº Daniel Bastos, presidente da Junta de Freguesia do Bunheiro.

As bandeiras foram hasteadas pelo sr. Presidente da Câmara e pelos srs. Presidentes das Juntas de Freguesia da Murtosa e da Torreira.

Seguiu-se, na Sala de Sessões, uma alocução alusiva ao acto da emancipação, proferida pelo sr. Presidente da Câmara. Depois, aproveitando uma pequena réstia, os participantes deslocaram-se à Praça Jaime Afreixo, em cujo monumento depositaram uma coroa de flores. O engº Joaquim Baptista explicou, em breves palavras, o sentido deste gesto, destacando o reconhecimento do Município ao Almirante Jaime Afreixo e a todos aqueles que lutaram e trabalharam pela criação do nosso concelho.

Mais uma vez salientamos e enaltecemos o facto de, no decorrer destas celebrações concelhias, terem sido agraciados com a medalha de Mérito Municipal um bunheirense e uma colectividade também bunheirense. Honra para ambos.