Sexta-Feira, 26.4.2024

Bispo D. António Moiteiro preside à Eucaristia em Honra S. Brás

De facto, a devoção ao S. Brás, cuja imagem se venera na Capela de S. Silvestre da freguesia do Bunheiro, perde-se na memória do tempo.
O culto a São Brás, protector dos males da garganta, está enraizado na tradição do povo do Bunheiro e freguesias vizinhas.

Assim, muitas pessoas vêm a esta Capela (São Silvestre), neste dia, pagar as suas promessas, formando uma autêntica romaria.

A Paróquia do Bunheiro, tradicionalmente organiza esta festa e, no âmbito do projecto “Nova Imagem da Paróquia”, incluiu-a como ação de conjunto do mês de fevereiro, dando-lhe globabilidade, incutindo-lhe um cunho paroquial com a participação de toda a comunidade e destacando-lhe um valor comunitário.

Após a eucaristia e ao início da tarde (14 horas),  as 6 zonas da freguesia apresentam ao longo do percurso (que se inícia no largo da Capela de S. Simão com destino à Capela de S. Silvestre - Rua Cónego Nédio de Sousa e Rua P. Manuel Ruela Pombo ) as já conhecidas marchas de S. Brás formando o habitual cortejo de oferendas que serão leiloadas no fim do mesmo, revertendo o lucro para a paróquia.