Domingo, 05.5.2024

Uma baleia morta deu à costa na Torreira

No passado dia 10 de Novembro, pela manhã, através do pessoal do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, chegou à Câmara Municipal a notícia de que uma baleia morta teria dado à costa na Torreira e que se encontraria no areal, na zona do Muranzel, na direcção da área militar (carreira de tiro).

Na tarde desse dia, elementos da Protecção Civil Municipal deslocaram-se ao local para localizar o cetáceo e averiguar das condições para a sua remoção do areal.

Verificaram aqueles elementos que se tratava de uma baleia com cerca de 12 metros de comprimento, com a cabeça decepada, um ferimento no dorso e que apresentava já um considerável estado de decomposição.

Relativamente à hipotética deslocação da carcaça para outro local com o fim de aí a enterrar, verificou-se que isso seria inviável pelo tamanho do animal e pelo estado avançado de putrefacção em que se encontrava. Outra solução não restava senão cavar a sepultura mesmo ali ao lado.

Para essa missão, na manhã do dia seguinte, deslocou-se para o local uma máquina da Câmara Municipal, tendo procedido, logo que lá chegou, à abertura da cova. Estiveram presentes no local elementos do ICNB e uma equipa de biólogos que, antes do enterramento da carcaça da baleia fizeram a colheita de alguns dos seus órgãos.

No final foi feita a limpeza da areia da zona onde, durante não se sabe quantos dias, esteve o corpo da baleia, o qual, como já se disse, dado o estado de putrefacção em que já se encontrava, tinha conspurcado o areal.

Aqui fica este pequeno apontamento do acontecimento pois, apesar de não ter sido verificado na nossa freguesia, foi-o no nosso concelho e é justificado pela raridade de ocorrência.