Domingo, 05.5.2024

A professora Amelinha celebrou 100 anos de vida

Para festejar o feliz e raro acontecimento, a Câmara Municipal da Murtosa e um grupo de antigos alunos organizaram uma homenagem à Decana das docentes Murtoseiras.

A animada aniversariante, rodeada de familiares, amigos e antigos alunos, foi recebida no Salão Nobre dos Paços do Município, onde o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Santos Sousa, teve a oportunidade de lhe ofertar, em nome do Município, uma salva em prata. Para além do Presidente da Câmara e da Professora Dulce Vasconcelos, que falou em nome dos colegas Professores, foram muitos os antigos alunos da Professora Amelinha que usaram da palavra, testemunhando, de forma sentida e emocionada, a importância que a docente teve na formação de várias gerações de Murtoseiros.

Depois da sessão na Câmara Municipal, teve lugar um almoço de confraternização, no Muranzel, na Freguesia da Torreira, que reuniu meia centena de participantes.

Natural da Freguesia do Monte, Concelho da Murtosa, a aniversariante tirou o curso de Professora em 1931 na Escola do Magistério Primário do Porto, tendo trabalhado, sucessivamente, nos Concelhos de Vagos, Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis e Aveiro. Em 1936 foi colocada no Concelho da Murtosa, tendo estado na Escola de S. Silvestre, da Freguesia do Bunheiro, por breves dias, passando para a Escola do Ribeiro onde exerceu cerca de 13 anos. Em 1950 foi para a Escola de Pardelhas – Monte, onde permaneceu até 25 de Outubro de 1976, data em que, a seu pedido, passou à situação de aposentada.

A Junta de Freguesia do Bunheiro associa-se, desta forma, à homenagem à professora Amelinha, por ocasião do seu 100º Aniversário Natalício.