Domingo, 19.5.2024

Bunheiro foi anfitrião de colóquio sobre a nossa agricultura

Cerca de 120 agricultores das freguesias do Bunheiro, Monte, Murtosa (do Concelho da Murtosa), Veiros, Pardilhó, Avanca e Beduído (do vizinho Concelho de Estarreja), freguesias que integram a Zona Vulnerável Estarreja-Murtosa, participaram no colóquio “As novas Zonas Vulneráveis e seu impacto na produção agropecuária”, promovido pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, em parceria com a Proleite - Cooperativa Agrícola de Produtores de Leite do Centro Litoral, CRL de Oliveira de Azeméis, Cooperativa Agrícola de Estarreja e Junta de Freguesia do Bunheiro.

Com a delimitação de novas Zonas Vulneráveis na região, reveste-se de primordial importância a divulgação e sensibilização dos produtores para as condicionantes que se colocam às praticas agrícolas e seu impacte nas condições de licenciamento das actividades pecuárias, em particular no que concerne à gestão dos efluentes pecuários.

Com efeito, estas áreas estão sujeitas às normas estabelecidas pela Directiva Nitratos que se consubstanciam em planos de acção que visam minimizar e controlar parâmetros ambientais que se encontram acima dos limites admissíveis, em particular no que se refere aos valores rastreados para os Nitratos e Fósforo no aquífero dessas zonas.

A DRAPCentro ao realizar este e outros colóquios do género, direccionados para produtores e outros agentes que operam no meio rural, tem em vista a sensibilização para esta problemática, designadamente, organizações de produtores e agentes comerciais.

A sessão foi aberta pela engª Fernanda Ladeira, Chefe da Delegação Regional de Aveiro da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, que saudou e agradeceu a presença de tão grande número de agricultores, fez a apresentação do tema do colóquio sublinhando a sua importância no contexto actual e apresentou a mesa que presidiu aos trabalhos.

Os trabalhos foram coordenados pelo engº Alcindo Cardoso, Chefe da Divisão de Valorização Agrícola da Delegação Regional de Aveiro da DRAP do Centro, sendo oradores o engº Idílio Neto e a engª Regina Esteves, técnicos daquela divisão.

Após a apresentação do tema, que foi dividido pelos dois oradores atrás referidos, houve lugar a um período de debate, que foi aproveitado para esclarecer dúvidas colocadas por alguns dos presentes.

Neste colóquio foi apresentada uma nova realidade para a nossa agricultura. Ficou-nos a sensação de que, na sequência deste colóquio, serão necessárias mais oportunidades de esclarecimento, talvez tendo como alvo um mais reduzido número de participantes. Da nossa parte, colocamo-nos desde já à disposição.

A mesa que presidiu aos trabalhos, vendo-se (da esquerda para a direita) a engª Regina Esteves, engº Alcindo Cardoso e engº Idílio Neto.

Mercado Tradicional no Cais do Bico - 19 de maio 2024. Participe
Sábado 25 de maio às 15h, na ACB, anda dançar com SALTANDI - ACB