Quarta-Feira, 01.5.2024

COMEMORAÇÕES DOS 93 ANOS DA CRIAÇÃO DO CONCELHO DA MURTOSA

Para celebrar a data, a Câmara Municipal da Murtosa preparou um singelo programa comemorativo, com um conjunto de iniciativas que pretendem dignificar, de forma simbólica mas muito significativa, a importância do acontecimento.

Assim, no sábado, dia 26 de outubro, pelas 11H00, terá lugar a cerimónia oficial de inauguração do novo Centro de Saúde da Murtosa. Localizado na confluência da Rua Dr. Raul Vaz e da Avenida do Emigrante, o novo equipamento representa a concretização de velho anseio da população Murtoseira e vem qualificar a prestação de cuidados de saúde no concelho.

Ainda no sábado, pelas 22H00, o Largo da Varina, na Torreira recebe um grande concerto com a banda HI-FI, que traz como convidados especiais dois grandes nomes do panorama musical português: Paulo de Carvalho e David Antunes.

O concerto, de entrada livre, antecede a sessão de fogo de artifício na ria, que acontecerá à meia-noite em ponto, em frente à marginal da ria, na Torreira.

O programa de domingo, dia 27 de outubro, começa com a celebração daquela que é uma das imagens de marca da Murtosa: a bicicleta. Pelas 9H00, no Parque Municipal da Saldida, está marcada a concentração para mais uma edição da Volta à Murtosa em Bicicleta, um grande passeio cicloturístico, para toda a família, que passará pelas 4 freguesias do concelho.

À tarde, a COMUR-Museu Municipal será o palco de dois acontecimentos culturais de relevo:

- pelas 16H00 será inaugurada uma exposição de miniaturas em madeira do artesão Murtoseiro Domingos Rendeiro

- pelas 17H00, terá lugar a sessão de lançamento do livro “O Castigo”, do escritor Murtoseiro Pinho Neno, com a apresentação da obra a cargo da Vereadora Fátima Arêde.

Por último, na terça-feira, dia 29 de outubro, o programa comemorativo inicia-se, às 9H00, com a habitual cerimónia do hastear das bandeiras, junto à Câmara Municipal, seguido de romagem ao monumento ao Almirante Jaime Afreixo, no centro da vila, onde será feita a deposição de uma coroa de flores.

Pelas 9H45, na “rotunda das piscinas”, será inaugurada a escultura “O Moliceiro”, da autoria do escultor Miguel Neves Oliveira. A obra, em ferro, é uma reinterpretação, idealizada pelo artista, daquele que é o maior ícone da Ria de Aveiro, que tem na Murtosa a sua Pátria.

Às 10H15 terá lugar uma visita ao Lar da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa.

Às 11H00, no salão nobre dos Paços do Município, terá a lugar a sessão de apresentação do livro “Monografia da Murtosa, volume 2”, coordenado pelo Dr. Marco Pereira.

Foto e Notícia extraída da Página do Município da Murtosa