Quinta-Feira, 02.5.2024

Morreu D. Júlio Tavares Rebimbas

O bispo emérito do Porto Júlio Tavares Rebimbas faleceu hoje, segunda-feira, aos 88 anos, na Casa de Saúde da Boavista, no Porto, onde se encontrava internado há alguns dias.

O corpo do bispo emérito encontra-se em câmara ardente na Sé Catedral do Porto.

O funeral realizar-se-á na terça-feira, estando prevista a realização de uma celebração pelas 14:30.

No final desta celebração, o cortejo fúnebre seguirá para o Bunheiro, terra natal de D. Júlio Tavares Rebimbas, onde o seu corpo ficará depositado em sepultura de família.

D. JÚLIO TAVARES REBIMBAS (1922 – 2010)

Síntese Biográfica:

Nascimento: 21/Jan/22, em S. Mateus do Bunheiro, Murtosa

Ordenação Presbiteral: 29/Jun/45

Nomeação Episcopal: 27/Set/65, para Bispo do Algarve

Ordenação Episcopal: 26/Dez/65, em Ílhavo, Aveiro

11/Jul/72, foi nomeado Arcebispo de Mitilene e Auxiliar de Lisboa

03/Nov/77, foi nomeado Bispo de Viana do Castelo

18/Fev/82, foi nomeado Arcebispo-Bispo do Porto

02/Mai/82, tomou posse como Bispo do Porto

13/Jun/97, resignou

06/Dezembro/2010 - Faleceu na Casa de Saúde da Boavista

Nasceu na freguesia de S. Mateus de Bunheiro, concelho da Murtosa, a esse tempo Diocese do Porto, em 21 de Janeiro de 1922, filho de Sebastião Tavares e de Maria Antónia Tavares Rebimbas, ele pequeno agricultor, ela costureira.

Frequentou o Colégio de Ermesinde e o Seminário de Vilar, no Porto, até 1939.

Por motivo da criação da Diocese de Aveiro, frequentou o 6º ano no Seminário dos Olivais, em Lisboa, o 7º ano no Seminário de Santa Joana em Aveiro e concluiu o curso teológico no Seminário dos Olivais, em 1945.

Foi ordenado presbítero pelo Arcebispo-Bispo de Aveiro, D, João Evangelista de Lima Vidal, em 29 de Junho de 1945, em Pardilhó.

Celebrou Missa Nova, na sua terra natal, em 8 de Julho de 1945, sendo, no mesmo ano, nomeado Coadjutor do Pároco de Ílhavo.

Em 1946 foi nomeado Pároco de Avelãs de Cima e Avelãs de Caminho, em Anadia.

Em 21 de Outubro de 1949, Pároco de Ílhavo.

Em 1951, Arcipreste de Ílhavo.

Em 1952, Professor de Religião e Moral.

Em 1958, Vigário Judicial da Diocese de Aveiro.

Em 1959, Vigário Geral da mesma Diocese.

No mesmo ano, nomeado Monsenhor, por S.S. o Papa João XXIII.

Em 1961, nomeado Director do Colégio Liceal João de Barros, em Ílhavo.

Em 21 de Janeiro de 1962, eleito Vigário Capitular da Diocese de Aveiro, por falecimento de D. Domingos da Apresentação Fernandes.

Em 8 de dezembro do mesmo ano, Governador do Bispado de Aveiro, na ausência de D. Manuel de Almeida Trindade.

Em 1963, nomeado Consultor Diocesano e de novo Vigário geral.

Foi presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, e Membro de várias Comissões e Conselhos.

Fundou, em 1954, o boletim "Família Paroquial", o Centro de Formação e Assistência de Ílhavo, o Património dos Pobres de Ílhavo, o "Lar de S. José" destinado a pessoas idosas e 18 casas para famílias pobres.

Em 27 de Setembro de 1965 foi eleito, por S.S. o Papa Paulo VI, Bispo do Algarve e tomou parte na última sessão do Concílio Ecuménico Vaticano II.

Em 26 de Dezembro, dia de Santo Estêvão, do mesmo ano, foi ordenado Bispo, no Estádio Municipal de Ílhavo.

Em fins de Janeiro de 1966 tomou posse da Diocese do Algarve.

Eleito Delegado Nacional para a Pastoral do Turismo, no mesmo ano.

Em 1 de Julho de 1972, eleito Arcebispo de Mitilene e Auxiliar do Cardeal Patriarca de Lisboa.

Eleito Presidente da Comissão Episcopal da Educação cristã, no mesmo ano.

Em 3 de Novembro de 1977 eleito pelo Santo Padre Paulo VI para primeiro Bispo da Diocese de Viana do Castelo, criada na mesma data.

Em Junho de 1981 eleito Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia.

Em 12 de Fevereiro de 1982 nomeado Bispo do Porto. Na mesma data Administrador Apostólico de Viana do Castelo.

Tomou posse da Diocese do Porto em 2 de Maio de 1982.

No dia 15 de Maio recebeu o Santo Padre João Paulo II, no Porto.

Eleito no mesmo ano para o Conselho Permanente do Episcopado Português.

Nomeado em 4 de Janeiro de 1986 para Membro da Congregação dos Bispos.

Lançamento e execução de obras de restauração da casa da Rua da Boa Vista, das Palhacinhas, do Seminário da Sé, da Casa Episcopal e da Torre da Marca.

Congresso Diocesano dos jovens, em 1986.

Congresso Diocesano de leigos em Dezembro de 1988.

Lançamento da Construção do Centro Diocesano de Vilar em Fevereiro de 1989. Conclusão em 1993.

Lançamento da reconstrução da Casa Diocesana de S. Paulo, em Cortegaça, em 1990. Conclusão em 1992.

Reconstrução de um pavilhão do Seminário Médio do Bom Pastor - 1994.

Congresso Diocesano da Família em 1994.

Reconstrução da Cúria Diocesana e do Tribunal Eclesiástico em 1995.

Em 31 de Maio de 1997 recebe a Medalha de Honra da Câmara Municipal do Porto.

Em 31 de Junho de 1997, com a Nomeação de D. Armindo Lopes Coelho para Bispo do Porto, foi aceite a resignação como Bispo do Porto.

No dia 19 de Julho de 1997, a Diocese do Porto homenageia o que foi o Bispo nos últimos 15 anos, em Cerimónia Solene na Casa Diocesana de Vilar.

Total: 1511957