.:: Junta de Freguesia de Paco de Sousa - Penafiel ::.
Sexta-Feira, 26.4.2024

ENCERRAMENTO DOS CEMITERIOS
⚠️AVISO⚠️

🚷ENCERRAMENTO DOS CEMITÉRIOS DA VILA NOS DIAS 31OUTUBRO E 01DE NOVEMBRO.🚷

Tendo em conta:
- O aumento de casos de COVID-19 no país e em particular na região onde nos inserimos;
- O sinal que o próprio governo quis dar sobre o assunto ao impedir a circulação entre concelhos;
- A não realização das cerimónias religiosas, habituais nesta data, nos cemitérios da vila;
- A previsível afluência de muita população aos cemitérios, em especial no domingo, dia de Todos os Santos;
- O risco de ajuntamentos dentro e fora dos cemitérios;
- A dificuldade em proporcionar condições de distanciamento entre pessoas que visitem campas contíguas. Pelas suas características, esta dificuldade é ainda mais acentuada no cemitério velho;
- A opinião de agentes da área política, da segurança pública, da saúde e religiosa.

O Executivo da Junta de Freguesia decidiu encerrar os dois cemitérios da Vila nos dias 31 de outubro e 01 de novembro.

Nos outros dias, apelamos ao vosso bom senso e ao cumprimento das regras estipuladas para frequentar os cemitérios:
- Uso obrigatório de máscara;
- Limite de 10 pessoas dentro do espaço do cemitério;
- Distanciamento social obrigatório de pelo menos 2 metros;
- Proibição de partilha de equipamentos de limpeza.

Por muito que gostássemos que fosse tudo como era nestas datas, tal ainda não é possível. E para se chegar lá, é necessário que cada um, individualmente, dê o seu contributo, protegendo-se e protegendo o próximo. Seja no cemitério, no café, na rua ou até em casa.

Se tem pessoas a cuidar da campa ao lado da sua, aguarde que estas saiam. Traga consigo um pequeno frasco de álcool gel e desinfete as mãos antes de entrar no cemitério e quando sai do mesmo. Use luvas se vai tocar nas torneiras, que também são usadas por outras pessoas, ou desinfete as mãos antes e depois de tocar na torneira.

Não deixe utensílios no cemitério, nem os partilhe com outras pessoas. Coloque as flores velhas e os círios nos sítios apropriados, tendo os cuidados necessários ao mexer nos contentores.
As máscaras e luvas devem ser colocadas dentro dum saco do lixo e este deve ser depositado devidamente fechado no contentor.

Por favor, não abandone o lixo, máscaras e luvas na rua. Pela sua saúde, pela dos outros, pela nossa Vila e pelo nosso rio.

Paço de Sousa, 24 de outubro de 2020.
Dia da Defesa Nacional
A comparência ao Dia da Defesa Nacional é obrigatória. Consulta o edital de convocação.
Descrição de Serviços
Os seguintes serviços estão disponíveis na Secretaria da Junta de Freguesia:
Junta de Freguesia de Paco de Sousa - Penafiel © 2009 Todos os Direitos Reservados