Quinta-Feira, 15.4.2021

Avenida São Mateus "mais próxima" do Parque Municipal da Saldida
Avenida São Mateus
A envolvente à Pastelaria Âncora, na zona central da freguesia do Monte, vai ser alvo de uma profunda requalificação, numa intervenção que constitui a primeira fase da reabilitação do eixo urbano que integra a Rua Padre Rodrigo Tavares, Rua António Vieira Pinto e Rua Guerra Junqueiro, da rotunda dos Bombeiros até ao limite com a freguesia de Veiros, do vizinho concelho de Estarreja.

Esta primeira fase, orçada em mais de 900.000 euros, contempla a construção de um novo arruamento, que ligará a Rua António Vieira Pinto ao Parque Municipal da Saldida e à zona escolar e a reformulação completa da circulação na interseção junto ao “Guedes”, com a construção de uma rotunda/praça à qual confluirão a Avenida do Monte, a Rua António Vieira Pinto, a Rua Guerra Junqueiro, a Rua Dr. José Amador, a Rua Chanceler Julião e a Rua de Santa Luzia.

A obra trará um incremento muito significativo na fluidez e segurança da circulação de pessoas e veículos na zona, para além de estabelecer uma ligação direta entre o eixo Avenida de São Mateus/Avenida do Monte e o Parque Municipal da Saldida.

Nas interseções do novo arruamento com Rua António Vieira Pinto e com a Rua da Saldida serão construídas rotundas, sendo a via servida de passeios públicos, ciclovia e baias de estacionamento.

Esta verdadeira revolução urbanística, numa das zonas mais nobres do concelho, foi possível, por um lado, graças à aquisição, por parte do Município, de uma série de propriedades existentes na área de intervenção e, por outro lado, pela colaboração dada por um conjunto de proprietários que, sensíveis à importância da intervenção, acordaram com o autarquia as condições necessárias para a implementação no terreno deste ambicioso projeto.

Informação extraída da página do Município da Murtosa
Centro Qualifica - MURTOSA