Sexta-Feira, 03.5.2024

Eleição do Presidente da República Portuguesa

Os resultados verificados na nossa Freguesia, foram os seguintes; Inscritos: 2614

Votantes: 1209 (46%)

30

Votos Nulos

15

Um pouco por toda a parte estas eleições foram marcadas por um forte índice de abstenção, ao qual não ficou alheio o problema levantado com a utilização do Cartão de Cidadão.

Este problema, embora não tendo tido grande impacto a nível da Freguesia do Bunheiro, pois foi sendo dirimido pelo apoio prestado pela Junta de Freguesia, criou algumas situações desagradáveis, a evitar no futuro.

Nas condições actualmente existentes nas mesas de voto, é imprescindível o conhecimento do número de eleitor, o qual não se encontra impresso no cartão nem existem lá equipamentos que o permitam visualizar.

Assim, ou o eleitor sabe o número, ou toma dele conhecimento recorrendo à internet ou a SMS, ou recorre aos serviços da Junta de Freguesia que disponibiliza esse serviço aos cidadãos.

Acontece que, no dia das eleições, em certas horas, a consulta via internet e SMS foi quase impossível, com o sistema a abarrotar de solicitações, tendo ficado demasiado lento.

A nível da Freguesia do Bunheiro a Junta montou um serviço de apoio à altura de dar satisfação às três mesas de voto nela instaladas, tendo conseguido um bom desempenho, não obstante as dificuldades acima enunciadas, às quais é alheia.

Verificaram-se contudo quatro tipos de problemas que terão de ser resolvidos até à ocorrência de próximos actos eleitorais:

- O primeiro, de carácter geral, tem a ver com a falta de informação, informação deficiente ou até informação errada. Quem requer o Cartão de Cidadão, ao indicar a sua actual morada (se esta for diferente da que possuía anteriormente) deverá ficar a saber que, de forma automática, ficará recenseado na freguesia de residência, passando a ser eleitor afecto à secção de voto correspondente ao local de morada. Excepção feita quando o Cartão de Cidadão é requerido a menos de 60 dias de um acto eleitoral, altura em que o recenseamento já está encerrado.

- O segundo, é um caso particular da nossa freguesia e prende-se com a inexistência de Código Postal para a Rua da Estrada, tendo-se verificado que os aí residentes se encontram afectos aos correspondentes ao Esteiro ou Entrada de Sedouros, facto que implica serem eleitores na Mesa 3, localizada na Escola de S. Silvestre. Assim, eleitores do norte da Freguesia, passaram a ser votantes no sul.

- O terceiro, é algo idêntico ao primeiro. Contudo, aqui os eleitores vêem-se transferidos de local de votação, embora na mesma freguesia, sem terem mudado de residência. Este processamento é automático e não é mais do que repor a normalidade do que está institucionalizado. A uma mesa de voto é afectada uma dada área geográfica da freguesia, cujos códigos postais são introduzidos no sistema. Ao requerer o Cartão de Cidadão, algum eleitor que se encontre a votar em mesa de voto fora da área na qual reside é automaticamente reposicionado.

- O quarto prende-se com a inserção na plataforma do Registo Civil de Códigos Postais que não estão correctos, ou por indicação dos eleitores ou por erro de digitalização do funcionário, ou ainda por confusão entre localidades foneticamente parecidas.

Todas estas questões terão que ser resolvidas a curto prazo, para que o sistema estabilize e entre em credibilização, deixando de causar incómodos para todos.

A Junta de Freguesia está disponível e irá diligenciar, desde já, no sentido da resolução destes problemas.