Sábado, 27.4.2024

CENSOS 2011 – Formação dos agentes

A formação destinada aos recenseadores será ministrada na semana seguinte, ficando assim fechado o programa formativo de toda a estrutura humana que será interveniente nos Censos 2011.

Os Censos 2011, estão assim a ser preparados entre nós, para que tudo corra bem, tal como se espera e é desejável.

Os Recenseamentos da População e da Habitação, abreviadamente designados por Censos, são uma contagem e caracterização da população e do parque habitacional que decorre todos os 10 anos. A informação recolhida permite saber quantos somos, como somos, onde vivemos e como vivemos.

Todos os inquéritos do INE são de resposta obrigatória, de acordo com a Lei nº22/2008, de 13 de Maio.

Os recenseadores do INE vão, porta a porta, contactar a população para distribuir os questionários e outra documentação de apoio e para prestar todas as informações necessárias.

Pela primeira vez, o questionário poderá ser enviado através da internet pelos próprios cidadãos.

O questionário é composto por três grandes grupos de questões:

- O 1º grupo diz respeito às características do alojamento onde reside;

- No 2º grupo são-lhe colocadas algumas perguntas sobre a sua família e as respectivas relações de parentesco;

- No 3º grupo, são colocadas questões de carácter individual.

Todas as perguntas são fáceis de responder e relacionam-se, sobretudo, com as suas características sócio-económicas.

Através dos Censos é possível planificar um conjunto de bens e serviços essenciais à população, tais como escolas, hospitais, segurança e transportes. A atribuição de verbas e a definição de políticas a nível regional e local têm por base os resultados destes recenseamentos; por isso a sua resposta é muito importante.