Sexta-Feira, 26.4.2024

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DA ENTREGA DE TRABALHOS
Em 2022, os concursos decorrem sobre a temática: “Fé Marinhoa: marcas da religiosidade das gentes marinhoas”.

A fé e a religiosidade estiveram sempre profundamente vincadas nas vivências do povo marinhão, que, nas aflições, recorria aos seus santos de devoção: as doenças dos olhos a Santa Luzia, os males da garganta a São Brás, os cravos a S. Gonçalo, as febres a São Paio.

Com uma vivência marcada pelos ciclos agrícolas, as festas e romarias pontuavam o calendário das gentes da borda da ria, amenizando a dureza do trabalho do dia-a-dia, constituindo oportunidades de diversão e de convívio entre as pessoas de determinado lugar e de terras vizinhas.

Nas festas, entre a procissão, o arraial e os jogos tradicionais, catrapiscavam-se amores e estabeleciam-se contactos e negócios, aproveitando os grandes ajuntamentos.

Em pouco por todo o concelho da Murtosa, para além das igrejas paroquiais, que celebram os oragos respetivos, encontramos um número significativo de capelas, cruzeiros, nichos e monumentos, lugares de evocação e de devoção, muitos deles seculares, que atestam a importância da religiosidade na definição da identidade social e cultural das nossas gentes.

Informação extraída da página do Município da Murtosa