Sábado, 27.4.2024

Sábado 7 de outubro, na Casa Museu Custódio Prato - Cascadela

No próximo sábado, dia 7 de outubro, a Casa-Museu Custódio Prato, na freguesia do Bunheiro, concelho da Murtosa, recebe a segunda etapa da recriação do “Ciclo do Milho”, com a realização do corte e transporte do milho, culminando com a cascadela, tal como se executava, no concelho da Murtosa, nas primeiras décadas do século XX.

Assim, pelas 16H00, no terreno contíguo à Casa-Museu Custódio Prato, onde, em junho último, se lavrou e semeou de forma tradicional, realizar-se-á o corte do milho e o seu transporte, em carro de vacas, para o quinteiro da casa.

À noite, pelas 21H30, no quinteiro da Casa-Museu Custódio Prato, terá lugar a cascadela, ou desfolhada, tradicional, com o transporte das espigas para eira e a colocação da palha no cabanal.

A iniciativa é organizada pelos ranchos folclóricos “As Andorinhas de São Silvestre” e “Os Camponeses da Beira-Ria”, em parceria com o Município da Murtosa e com a Junta de Freguesia do Bunheiro e procura exaltar a importância cultural, histórica, económica e social da cultura do milho, no concelho da Murtosa, enquanto marco de identidade das gentes marinhoas.

O evento tem entrada livre e está incluído no programa de dinamização da Aldeia do Bunheiro, no âmbito da sua classificação como “Aldeia de Portugal”.