.:: Freguesia de Piedade ::.
Sábado, 27.4.2024

INFORMAÇÃO | INFORMATION
INFORMAÇÃO | INFORMATION 𝗥𝗲𝘂𝗻𝗶𝗮̃𝗼 𝗣𝗮𝗿𝘁𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗕𝗼𝘁𝗲 𝗕𝗮𝗹𝗲𝗲𝗶𝗿𝗼

A Câmara Municipal das Lajes do Pico irá promover reuniões participativas sobre o bote baleeiro junto dos detentores do património baleeiro: Clubes Náuticos, Juntas de Freguesias, Associações Locais, privados e população em geral. O objetivo é registar e reportar a história da conversão da atividade económica - a baleação - na atividade desportiva e patrimonial - as regatas - ao nível do concelho.

Esta iniciativa insere-se no processo de candidatura ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial - Saberes Associados ao Bote Baleeiro (construção e manuseamento).

As reuniões serão abertas a toda a população e realizadas entre janeiro e fevereiro nas freguesias do concelho. Na Piedade, será no Sábado 3 de Fevereiro as 20h30, na Liga dos Amigos da Manhenha.

Pretendemos dar a conhecer o projeto e promover a partilha de memórias e experiências dos tripulantes destas embarcações (atuais e antigos), do público das regatas, dos baleeiros e os seus familiares, assim como dos construtores (bote e palamenta incluindo velame).

Apelamos a todos que tenham fotografias antigas de botes baleeiros, bem como outros tipos de registos que documentem as primeiras regatas, a partilharem connosco.

Pretendemos criar a oportunidade para os mais jovens conhecerem a história local, apropriarem-se da mesma e sentirem-na como sua, e motivá-los a integrarem as tripulações futuras dos botes.

Para mais informação, contactem o Secretariado do Executivo através do email secretaria@cm-lajesdopico.pt ou pelo telefone 292 679 700.
Junta de Freguesia de Piedade © 2010 Todos os Direitos Reservados