Sexta-Feira, 26.4.2024

GNR alertou idosos relativamente a burlas

Esta sessão de esclarecimento foi integrada no Programa de Apoio à Segurança dos Idosos e teve como objectivo alertá-los para determinadas situações, com vista a efectuar uma prevenção à criminalidade de que estes geralmente são alvo.

São alguns exemplos de recomendações dadas na sessão, as seguintes: manter sempre as portas e janelas fechadas quando se sai de casa, não deixar informações que revelem ausência, não ter grandes quantidades de dinheiro em casa ou na mala, transportar a mala sempre do lado dos passeios e levantar a reforma sempre na companhia de um amigo ou familiar.

Quanto a novas formas de burla, os idosos ficaram mais elucidados quanto a fraudes relacionadas com carregamentos de telemóvel, a contactos sobre serviços de água, luz e telefone ou a pedidos de troca de notas.

“O burlão é em geral um indivíduo bem vestido, bem falante, com voz suave e meiga, que tenta fazer crer que está do lado da pessoa e que está ali para o ajudar. Por isso, toda a atenção é pouca”, reforçaram os agentes da GNR que dinamizaram a sessão.

A criminalidade contra idosos, nomeadamente as burlas, estão em pleno crescimento a nível nacional. Este tipo de crime está espalhado por todo o território, embora seja mais elevado nos grandes centros urbanos. A probabilidade de que aconteça a alguém que nos é próximo é significativa. Mais vale prevenir!...