Sexta-Feira, 26.4.2024

Agricultores, da Murtosa e da Região Norte do País, reuniram no Bunheiro

No dia 21 de Março, à tarde, cerca de uma centena de agricultores, da Murtosa, de Estarreja, de Ovar e da Região Norte do País, reuniram-se no Salão da Junta de Freguesia do Bunheiro, com o objectivo de analisarem e discutirem alguns dos problemas que os afligem no tempo que passa, nomeadamente o preço do leite (ao produtor), que é baixo tendo em conta os factores de produção, o que está a pôr em causa a viabilidade económica das suas explorações agro-pecuárias.

A reunião, promovida pela APROLEP (Associação dos Produtores de Leite de Portugal), foi precedida de uma reunião mais restrita, em que participaram o Presidente daquela Associação, Carlos Neves, Pedro Rubirosa (agricultor do Bunheiro), o membro do Conselho Nacional, Álvaro Vasconcelos, de Ovar, um técnico da Provimi, os Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal da Murtosa e o Presidente da Junta de Freguesia do Bunheiro. Nesta reunião restrita, o Presidente da APROLEP deu conta das dificuldades por que passa o sector da agricultura e das acções que os agricultores têm vindo a desenvolver no sentido de dar resposta/resolver as mesmas.

Na reunião no Salão da Junta de Freguesia do Bunheiro, o Presidente da Câmara da Murtosa, Santos Sousa, depois de dar as boas vindas a todos os presentes, disse que, perante o aperto económico que os agricultores vivem, era cada vez mais importante a sua união, participação e envolvimento na análise e discussão dos problemas e na apresentação dos mesmos às Entidades que decidem acerca da fixação dos preços do leite.

O Vice-Presidente da Câmara, Joaquim Baptista, fez a apresentação do projecto, que está em desenvolvimento e apreciação, relativo à possibilidade da construção de uma Fábrica para o recebimento de chorume dos animais (urina e fezes/estrume), para a sua valorização e produção de energia eléctrica.

Depois, um técnico da Provimi informou os presentes das características de um produto que essa Firma comercializa.

Por fim, teve lugar a discussão acerca das acções/medidas a adoptar com vista à sensibilização/consciencialização de quem de direito, para que o preço do leite pago ao produtor seja actualizado por forma a que seja justo.

Desde a disponibilidade para a realização de uma manifestação para demonstrar o inconformismo dos agricultores e chamar a atenção do Governo e das Entidades que compram o leite, para as dificuldades que sobrevirão caso o preço actual se mantenha, a outras formas de actuação, várias foram as ideias/opiniões que vieram para cima da mesa, as quais irão ser avaliadas, para tomada das decisões tidas por convenientes.