Quarta-Feira, 01.5.2024

32º Aniversário do Rancho Folclórico 'Os Camponeses da Beira-Ria'

Como habitualmente, os elementos do rancho participaram trajados na missa vespertina do dia 9, na Igreja Matriz.

Procurando sair do programa tradicional, em que se tem organizado um mini-festival de folclore na Casa-Museu Custódio Prato, este ano a direcção do grupo resolveu organizar um Bike-Paper, para o qual convidou a população e as colectividades do Concelho da Murtosa.

Participaram mais de 70 pessoas divididas por 14 equipas.

O percurso da prova foi todo ele na Freguesia do Bunheiro, tendo sido percorridos locais do centro e norte da mesma.

Procurou-se dar ênfase à zona ribeirinha, embora a maré baixa não tivesse colaborado.

A prova foi constituída por 4 classificativas (orientação e conhecimento), 4 provas suplementares (3 de destreza e 1 de conhecimentos musicais) e um questionário extra relativo às colectividades da Freguesia do Bunheiro e a livros escritos por bunheirenses).

Como é habitual neste tipo de provas, o tempo limitado é o principal inimigo e, se limitou o desempenho de algumas equipas, foi fatal para outras levando-as à eliminação, o que aconteceu a 6 delas.

No final, um pequeno lanche para os participantes, umas fotografias “de família”, o agradecimento a todos pela participação e, … o anúncio da classificação. Aqui, verificou-se uma falha técnica, para a qual a organização solicitou compreensão e desculpa. Foram anunciados os resultados e depois foi descoberta uma inconformidade nos somatórios das pontuações das equipas, com repercussão na classificação anunciada.

A classificação final é esta.

Mais uma vez se pede desculpa pelo erro involuntário e pelas contrariedades que o mesmo possa ter acarretado.

De qualquer modo foi uma tarde divertida, com algum stress à mistura, mas diferente, que mobilizou bastantes pessoas em torno da bicicleta e do ideal associativo, e na qual se procurou dar ênfase à nossa cultura (ribeiras, agricultura, indústria, monumentos, património edificado, pessoas que marcaram gerações passadas, gastronomia, artesanato, tradições, etc.).