Quarta-Feira, 01.5.2024

Foi já concluída, na Freguesia, a Operação Censos 2011

Sobre a orientação da Coordenadora de Freguesia, Dolores Marques (funcionária administrativa desta Junta de Freguesia), os/as recensadores/as Ricardo Brandão (depois Luísa Valente, Ana Maria Soares, Isabel Cirne e Celina Godinho, desenvolveram todo o trabalho de campo (contacto, distribuição de questionários, preenchimento de capa de edifício e questionário de edifício, esclarecimento de dúvidas e ajudas no preenchimento, recolha de questionários, etc).

Não se registaram muitos casos (dignos de realce) de falta de colaboração, o que facilitou o processo e o cumprimento dos prazos.

O trabalho está concluído, ficando-se a aguardar a divulgação dos resultados (primeiro provisórios e mais tarde os definitivos) por parte do INE (Instituto Nacional de Estatística), os quais serão muito importantes para a actualização da caracterização da nossa Freguesia e do nosso Concelho.

Embora os resultados que se venham a alcançar sejam por defeito, não reflectindo a realidade da Freguesia, uma vez que a CAOP (Carta Administrativa Oficial de Portugal) que serviu de base ao Censos 2011 se encontra errada no que aos limites da nossa freguesia diz respeito, o que fez com que algumas habitações fossem consideradas como pertencentes às vizinhas freguesias de Pardilhó e do Monte, darão preciosos elementos estatísticos no sector da população e da habitação.

O executivo da Junta de Freguesia reconhece o profissionalismo e o empenho depositado pelos agentes censitários que trabalharam na sua área geográfica, facto que fez com que a operação tivesse sido um sucesso.