Quarta-Feira, 01.5.2024

Teve início a Construção da Variante à EN 224-2 no Bunheiro

A obra foi adjudicada à empresa PAVIAZEMÉIS – Pavimentações de Azeméis, L.da, pelo valor de 867.900,00 € (oitocentos e sessenta e sete mil e novecentos euros), acrescidos de IVA à taxa legal, e terá um prazo de execução de 548 dias.

A variante à EN 224-2 desenvolver-se-á a poente do núcleo urbano central do Bunheiro, entroncando, a sul, com a Rua da Igreja e, a norte, com a confluência da Rua do Chouso com a Rua Vitorino Tavares de Sousa.

Tratando-se de um arruamento antigo, a EN 224-2, possui, ao longo do troço que atravessa o centro da Freguesia do Bunheiro, uma série de estrangulamentos, nomeadamente no conhecido “estreito do Brogueira”, em que a largura da faixa de rodagem não permite o cruzamento de 2 veículos, nem sequer a circulação de veículos de maiores dimensões.

A nova variante permitirá, assim, melhorar a fluidez do tráfego para norte e sul da Freguesia, libertando a zona central para o trânsito local.

Por outro lado, devido à sua implantação, entre a zona urbana e a Ria de Aveiro, a nova variante dará uma nova e estimulante visibilidade à área lagunar, possibilitando a criação de novos espaços de fruição para os cidadãos.

A nova variante será construída com duas faixas de rodagem, passeio do lado nascente e ciclovia do lado poente, numa extensão de cerca de 1200m.

O projecto prevê a construção de rotundas em algumas das intersecções com os arruamentos existentes, bem como o desenvolvimento de duas vias de ligação à estrutura urbana central, nomeadamente à Igreja do Bunheiro, a sul do cemitério e à EN 224-2, junto ao lavadouro.