Quarta-Feira, 01.5.2024

Grande parte da Freguesia do Bunheiro vai ficar servida com rede de saneamento

Esta empresa assumiu, em Maio de 2010, a gestão do abastecimento de água e do saneamento dos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos, no âmbito do contrato de concessão.

A empreitada prevê o fecho da cobertura da rede de saneamento nas Freguesias do Monte e da Murtosa e a implementação da 1ª Fase da expansão da rede na Freguesia do Bunheiro e tem o valor base de 5,9 milhões de euros, acrescido de IVA à taxa legal.

No Monte, o saneamento chegará à área situada a nascente da Avenida de Santo António, nomeadamente aos eixos constituídos pela Rua de Santa Luzia, Rua do Rato e Rua Guerra Junqueiro, bem como a todos os arruamentos convergentes;

Na Murtosa será intervencionada a área situada a sul do eixo Rua Vasco da Gama - Rua 25 de Abril – Rua do Rego de Água, nomeadamente as zonas da Feira dos Cinco, Outeiro da Maceda, Pocinhos, Abelhosa e Lavoura;

Já na Freguesia do Bunheiro serão, nesta 1ª fase, dotadas de saneamento as zonas da Béstida, Esteiro, S. Silvestre, Chão do Monte, Sedouros, S. Simão, Casal, Vessadas e centro da Freguesia (incluindo parte do Celeiro).

A intervenção prevê a construção de uma rede de drenagem de águas residuais com uma extensão total de mais de 34km, com 1141 ramais domiciliários. A empreitada inclui, ainda, a construção de 12 novas estações elevatórias, com cerca de 8km de condutas elevatórias associadas.

Obra há muito esperada, vai ser finalmente concretizada, dando resposta a uma preocupação/objectivo da Câmara Municipal e da população, vindo contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.

Embora fique ainda por executar toda a parte norte da Freguesia do Bunheiro, que não foi possível incluir neste concurso, podemos afirmar de que esta é uma obra que irá em muito contribuir para a melhoria das condições ambientais da mesma, nomeadamente no que à qualidade das águas diz respeito.