Sábado, 27.4.2024

Comemoração do Dia Mundial do Ambiente

A actividade teve por objectivo a sensibilização da população para os aspectos ambientais tantas vezes esquecidos ou ignorados, que têm vindo a prejudicar sobremaneira a nossa terra.

Ocorrendo no corrente ano o Ano Internacional da Floresta, decidimos direccionar a acção para o ambiente na floresta.

Assim, organizámos uma “caminhada ambiental”, através da nossa floresta, realçando espécies da flora e da fauna e chamando a atenção para os principais atentados ambientais encontrados no percurso.

Os participantes começaram a reunir-se às 9H00 na Zona Industrial, donde se iniciou a caminhada divididos em seis grupos.

Cada grupo foi orientado por um(a) guia. Os três primeiros foram constituídos por elementos da nossa comunidade, que aceitaram o nosso convite para passar uma manhã diferente, na nossa companhia. Os três restantes grupos foram constituídos por elementos da Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros Voluntários da Murtosa.

Depois de um percurso em direcção a nascente, flectimos para norte já nas proximidades de “Lagoas”, onde se proporcionou aos participantes, nas duas incursões até à margem da zona alagada, espectaculares vistas do “paraíso”, para guardar na retina de uns e nas máquinas digitais de outros. Um local onde a natureza tem vencido a nociva acção humana, encontrando-se de braço dado com o ambiente. A provar isso a enorme quantidade de aves que lá foi possível visualizar, tais como cegonhas, garças brancas, garças vermelhas, patos, etc…

Iniciámos depois o trajecto de regresso, com passagem pela antiga feira de gado, onde se fez uma pausa para servir uma sandes e uma garrafa de água oferecidas pela organização. Partindo daí retomámos o caminho para sudoeste que nos levou ao ponto de partida, durante o qual se tomou contacto com várias espécies da fauna característica da nossa floresta e também com alguns locais que foram vítimas da intervenção humana tendo ficado seriamente prejudicados no âmbito ambiental.

Às 12H00, o sexto (último) grupo a sair, estava a chegar ao destino (ponto de partida), pelo que se conseguiu minimamente respeitar o tempo de percurso estimado.

Tal como estava previsto no programa da actividade, esta culminou com a plantação de duas árvores no espaço que, no futuro próximo, será um pequeno Parque de Lazer e que se localiza a norte do edifício da Junta de Freguesia e que pertence à Câmara Municipal da Murtosa.

Nas vésperas, foram nesse terreno plantadas cinco Pinheiros Mansos (oferecidos por Octávio Madaleno), um Castanheiro (oferecido por Daniel Bastos), uma Eritryna (oferecida por Natália Santos) e uma “Syringa vulgaris” (oferecido por José Faria).

As duas árvores, que neste dia foram plantadas pelos participantes no evento, são uma “Aesculus Carnea” (Castanheiro-da-Índia) e uma “Tília”, árvores que foram oferecidas pela Câmara Municipal da Murtosa.

Às 12H30, estava a “missão cumprida”. Todos regressámos a casa com mais peso nas roupas pela transpiração que o calor nos proporcionou, mais leves na mente pelas belezas que a natureza nos propiciou e preocupados pelos atentados ambientais ainda feitos nos dias de hoje, por seres humanos desta nossa geração.

Para finalizar, a Junta de Freguesia pretende agradecer a todas as pessoas que participaram no evento e a todas as pessoas que colaboraram na prossecução do mesmo, nomeadamente à arqª Isabel Sousa, à engª Fátima Arêde e engª Susana Carmo (que foram guias de grupos), às(aos) tutoras(es) da Escola de Infantes e Cadetes dos B. V. Murtosa (que foram guias dos respectivos grupos) e à Câmara Municipal da Murtosa pelo apoio dado.

(um aspecto de Lagoas com os seus nenúfares)

(elementos da Escola de Infantes e Cadetes dos B.V.M., a plantar uma das árvores)