Segunda-Feira, 29.4.2024

Agricultores e autarcas, reuniram de novo no Bunheiro

Esta reunião foi, de todas, a menos participada, embora esse facto se deva a um esquecimento da data em que a mesma se encontrava marcada, depois de um período de interrupção de dois meses.

Por parte da Edilidade murtoseira, estiveram presentes os senhores presidente e vice-presidente, Dr. Santos Sousa e engº Joaquim Baptista, respectivamente, tendo a Junta de Freguesia do Bunheiro estado representada pela secretária enfª Isabel Lopes.

Foi apresentada aos presentes uma súmula dos contactos feitos e resultados alcançados pelo executivo camarário e elementos da comissão restrita, nomeadamente junto da direcção da AdRA e do técnico sr. Engº Drumond.

Foi depois feito o ponto de situação relativamente à pretensão da empresa Ambisys em instalar na Murtosa uma central de produção de energia, utilizando como matéria-prima os chorumes provenientes das explorações pecuárias os quais, no contexto actual, constituem um grave problema para o sector agrícola.

As actuais exigências legislativas não favorecerem a instalação desta indústria, uma vez que, para que a mesma seja economicamente vantajosa, a recepção de chorumes acarreta custos significativos para os agricultores.

Perante este facto, saiu da reunião a decisão de se solicitar uma entrevista ao Dr. Couto dos Santos, Deputado por Aveiro, que neste mesmo local havia reunido com os agricultores, para lhe dar conhecimento desta situação, para que a possa chegar aos meandros do Parlamento, pois há necessidade de alterar a actual lei para viabilizar o empreendimento. O constrangimento verificado tem a ver com o efluente produzido.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 8 de Agosto às 22H00.