Sexta-Feira, 03.5.2024

Cortejo das flores – mantém-se viva a tradição

Cerca das 15H00 saiu de S. Silvestre o cortejo da parte sul da freguesia e, pouco depois, de S. Gonçalo o da parte norte da mesma. O encontro e a junção das partes, constituindo um único cortejo, fez-se no Porto Pequeno.

Aí, o pároco fez a Bênção dos Campos - uma prece para que o Todo Poderoso compense abundantemente o trabalho humano realizado em solo agrícola.

Seguiu-se depois até à Igreja Paroquial, em cujo adro foi feita a Bênção das Flores - um louvor às maravilhas da natureza, à preciosíssima dádiva Divina que dá beleza às nossas casas, à nossa terra e dignifica o caminho para a passagem do “Santíssimo” em Procissão Eucarística.

De seguida, pelas 16H00, ocorreu a Eucaristia do “Corpo de Deus” e, posteriormente a respectiva procissão, em cujo trajecto a estrada estava atapetada com as flores do cortejo.

Poderá encontrar aqui, mais pormenores sobre a história do Cortejo da Flores.