Domingo, 05.5.2024

Santos Populares na Casa Museu “Custódio Prato”

Depois de uns dias de muito vento, o fim de semana chegou com dias de muito calor e noites agradáveis. Foi numa destas noites que ocorreu o evento denominado de “Santos Populares”, um jantar em ambiente de arraial popular – o povo é que faz a festa.

Pelas 20H00 abriu-se ao público as portas do recinto, o qual ficou em poucos minutos muito composto, pois entraram cerca de 75% nos dez minutos iniciais.

Nas mesas foram colocadas entradas, para degustação dos convivas, depois o caldo verde, as sardinhas assadas, a salada e as fêveras de porco no espeto e, por fim as sobremesas constituídas por diversas frutas da época (meloa, melão, melancia, abacaxi, pêssego e laranja) e doces (aletria e leite creme).

Dado a noite agradável que se verificou, as bebidas (águas, sumos, vinho maduro tinto, vinho verde e cerveja), foram muito procuradas.

Por fim, o café e o digestivo, constituíram-se no “aconchego” da barriga dos participantes no evento.

Estava tudo então preparado para a grande noite de dança que se seguiu. Com uma música muito diversa e bem seleccionada pela equipa responsável por este sector, das 23H00 às 03H00, não faltou gente na eira a dar asas à sua alegria e boa disposição.

No final, era preciso deixar tudo como antes pois, no domingo (dia 26) ao Casa-Museu estaria aberta ao público e tudo tinha que ficar arrumado.

Esta tarefa durou, para os elementos do rancho, até às 04H30, hora em que a casa, um banho e a cama era o mais desejado por cada um.

Foi uma boa jornada, a avaliar pelas opiniões dos participantes, nos quais se incluía bastante gente de fora do nosso concelho, incluindo um grupo do Porto, o que prova a grande receptividade para este tipo de eventos. Parabéns à organização.