Sexta-Feira, 26.4.2024

Fim de Semana Cultural e Dia da Freguesia

Pelas 10H00 de sábado, dia 13 de Agosto, decorreu no Estádio Municipal da Saldida o tradicional jogo de futebol entre solteiros e casados, tendo-se registado um resultado final de 9-3, favorável aos solteiros.

Pelas 13H00 teve início o almoço convívio entre os jogadores, respectivas famílias e amigos, uma organização da Associação Cultural Bunheirense.

À noite, cerca das 20H00 as “tasquinhas” das quatro colectividades da terra (Associação Cultural Bunheirense, Rancho Folclórico “Andorinhas de S. Silvestre”, Grupo Musical Bunheirense e Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”), iniciaram o serviço de jantares, bebidas e petiscos. Esta noite não foi muito concorrida em público, pois o tempo que se fazia na ocasião não foi convidativo.

Às 22H00 o Rancho Folclórico “Andorinhas de S. Silvestre” iniciou a animação com a apresentação de um conjunto, constituído por quatro elementos seus, que interpretou diversas canções. Já quase no final desta apresentação, o Jorge “Vendaval” deu também o seu contributo.

Seguiu-se a já habitual queima de fogo de artifício, um espectáculo que nos tem vindo a ser oferecido pelos “Amigos da Cerca”.

De seguida, tivemos uma estreia, uma primeira apresentação pública de um grupo constituído por jovens com idades a rondar os dezoito anos (3 do Bunheiro e 2 de Pardilhó). O grupo “Chereng” tocou, cantou e encantou!

No domingo de manhã, pelas 09H00, deu-se início ao “Dia da Freguesia” com o acto de hastear as bandeiras no edifício da Junta de Freguesia, ao som do Hino Nacional, executado pelo Grupo Musical Bunheirense. Os convidados (Dr. Santos Sousa – Presidente da Câmara Municipal da Murtosa e Dr. Francisco Pereira – Presidente da Assembleia Municipal da Murtosa, elementos da Assembleia de Freguesia, Presidentes e outros representantes das colectividades) seguiram em direcção à igreja, tendo sido acompanhados pelo GMB que executou uma marcha, tendo tocado mais duas já no adro da Igreja.

O executivo e os convidados participaram, depois, na eucaristia dominical das 09H30. No final desta foram em cortejo ao cemitério onde, na Cruz Central fizeram a deposição de um ramo de flores, numa singela homenagem a todos quantos, ao longo dos tempos, contribuíram para o progresso, engrandecimento e bom nome da nossa Freguesia do Bunheiro.

Cerca das 12H00 seguiram-se os almoços nas tasquinhas das colectividades, as quais não tiveram mãos a medir face à grande adesão de pessoas.

Pelas 15H00 iniciou-se a animação para os mais novos com um grande insuflável, balões e pinturas faciais.

Pelas 16H00 iniciou a sua animação o Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”, que executou diversas danças do seu reportório, tendo chamado as pessoas para participarem em algumas delas.

Em simultâneo, iniciou também a animação com passeios de charretes na avenida de S. Mateus, a secção de hipismo da Associação Cultural Bunheirense.

Uma palavra final de agradecimento da Junta de Freguesia às colectividades da terra, elas sim, merecedoras de todos os elogios por todo o esforço dispendido, pelo trabalho feito e pela animação que proporcionaram. Bem hajam.