Quinta-Feira, 02.5.2024

Festa de S. Paio – Torreira

Desde sexta-feira, dia 2 de Setembro, até hoje, ocorreram as festividades em honra de S. Paio, seguindo um programa preparado pela Câmara Municipal e que aqui divulgamos, no qual só se folgou, em termos de animação, na segunda-feira.

As principais noites foram a de sábado (dia 3) com sessão de Fogo no Mar e a de quarta (dia 7), com sessão de Fogo na Ria, e actuação das artistas de renome “Nucha” e “Romana”, respectivamente e ainda o concurso de rusgas nesta última noite.

Na noite de sexta (dia 2), teve lugar a apresentação pública da banda (local) “SemTela”. Na terça (dia 6) teve lugar a apresentação do Rancho Folclórico Luso-Venezuelano “Encantos de Portugal”, que se encontram entre nós, em digressão.

No sábado á tarde decorreu a tradicional corrida de bateiras à vela e no domingo de manhã o concurso de painéis e de tarde a corrida de chinchorros e a regata de moliceiros.

Hoje, teve lugar a Eucaristia junto à Capela de S. Paio, tendo-se seguido a procissão, continuando os festejos até final da tarde.

Após o S. Paio, o verão de 2011 vai acabar, as férias também, a Torreira vai regressar à normalidade e as pessoas aos seus trabalhos habituais, na certeza de que, para o ano, haverá de novo S. Paio.

Esta festa está enraizada na ancestral tradição dos murtoseiros e consta também do calendário das actividades lúdicas das gentes das vizinhanças.

Para fechar esta breve descrição das festas de S. Paio de 2011, vamos facultar aos estimados leitores um texto escrito em 1904, pelo jovem Manuel Martinho Guedes Ruela Valente, natural do Bunheiro, quando tinha apenas 15 anos de idade, então aluno do Internato de Santo António dos Carvalhos. Este jovem foi mais tarde o distinto sacerdote P. Manuel Ruela Pombo e o texto que é uma descrição das festas de S. Paio de 1903, foi um Ponto Escrito, julga-se que da disciplina de Português.