.:: Junta de Freguesia de Moimenta da Beira ::.
Domingo, 05.5.2024

«Crime» - PJ liberta vítima de trabalho escravo

PJ do Porto deteve ontem, em Moimenta da Beira, dois homens suspeitos de sequestro e exploração laboral durante cinco anos de um deficiente cognitivo em La Rioja

Na sequência de uma denúncia à GNR de Moimenta da Beira, a Polícia Judiciária deteve dois indivíduos, de 53 e 29 anos - sogro e genro -, que desde 2006 mantinham em situação de sequestro um homem recrutado em Lisboa para trabalhar em Espanha. A vítima, agora libertada, evidenciava fragilidades cognitivas e psicológicas, tendo trabalhado sem documentos nem remuneração na apanha de fruta, sobretudo na região de La Rioja, nos últimos cinco anos.Natutal de Vila Viçosa, o homem vítima de exploração laboral foi recrutado nas imediações de um centro de acolhimento em Lisboa, aliciado pela promessa de boa remuneração nas vindimas do país vizinho.Segundo a PJ, o homem agora resgatado acabou posteriormente por ser "transancionado/vendido" a um dos recrutadores, em troca de um automóvel.Em Espanha, um dos arguidos abriu uma conta conjunta com a vítima, à qual foram sonegaram os documentos e ordenado depositado pela entidade empregadora.

Segundo caso escravidão em dois meses

Natural de Navarra, o detido de 53 anos já em 2006 havia sido acusado de delito contra os direitos dos trabalhadores. Sogro e genro estão a ser interrogados no Tribunal de Moimenta da Beira.Em dois meses, este é o segundo caso de detenção por prática de tráfico de pessoas para fins de trabalho escravo no norte do país. Em meados de julho, a PJ deteve um casal de feirantes que durante seis anos escravizou um homem de 46 anos, que recolhia e vendia sucata sem qualquer tipo de compensação.Em abril último, no Tribunal do Fundão foram condenadas três pessoas por prática de crimes de escravidão, tendo as penas variado entre 8 a 20 anos de prisão efetiva.Embora a PJ não disponha de dados que permitam concluir tratar-se de redes organizadas, este é um tipo de crime que tem vindo a ocorrer com maior frequência desde 2008.
Brasão da Junta de Freguesia
Gabinete de Inserção Profissional (GIP)
Logo da Freguesia de
São João Baptista