Domingo, 05.5.2024

A ACB foi designada como Colectividade Elo para o Concelho da Murtosa pela CPCCRD

No fim de semana 28 e 29 de Maio de 2011 a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto - CPCCRD, comemorou em Estarreja 87 anos de existência, (Estarreja Capital do Associativismo 2011). No seio desta comemoração para a qual foram convidadas todas as associações a nível nacional, para se fazerem representar e se juntarem ao Movimento Associativo Popular surgiu uma comissão instaladora - CI, para criar a Federação das Colectividades do Distrito de Aveiro - FCDA. Como a ACB era a única colectividade do Concelho da Murtosa presente (filiada na CPCCRD desde 2009), foi convidada a tornar-se Colectividade Elo para representar as associações do concelho nesta Comissão Instaladora e realizar um trabalho de aproximação das associações e colectividades murtoseiras à CPCCRD.

Os tempos difíceis em que vivemos e que se avizinham mais difíceis ainda, fizeram com que a ACB decidisse abraçar este movimento associativo popular aceitando o convite para se tornar Colectividade Elo e integrar a CI (Comissão Instaladora) para a FCDA, pois entende que a CPCCRD é sem dúvida uma mais valia para as associações e colectividades do país e logicamente para as do concelho da Murtosa.

O trabalho que os dirigentes e corpos sociais das associações e colectividades fazem gratuitamente em prol da sociedade e do associativismo, necessita de ser apoiado de várias formas e porque cada vez mais é-lhes exigido um trabalho sério e exigente a nível legal, económico, fiscal, etc... e este apoio não está ao alcance fácil de cada associação individualmente, urge a necessidade das associações e colectividades procurarem um parceiro que lute pelos mesmos ideais e valores associativos. Este parceiro é sem dúvida a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto.

No passado dia 29 de Setembro, na Câmara Municipal da Murtosa a ACB (Colectividade Elo), reuniu com as associações e colectividades que aceitaram o repto para numa primeira apresentação e abordagem tomarem conhecimento do que é o Movimento Associativo Popular e as vantagens de se tornarem filiadas da CPCCRD.

Na passada 6ª feira 14 de Outubro, pelas 16h, na Biblioteca Municipal de Estarreja foi constituída oficialmente a FEDERAÇÃO DAS COLECTIVIDADES DO DISTRITO DE AVEIRO através do Acto Público da Escritura Notarial. Fazem parte desta comissão instaladora 5 colectividades:

- Associação Recreativa Cultural de Fermentões (Concelho de Águeda - representante: Alexandre Miguel Ferreira Vidal)

- Associação Recreativa Grupo de Samba os Morenos (Concelho de Estarreja - representante Renato Santos Almeida de Castro Valente)

- Grupo Desportivo e Cultural de Guilhovai (Concelho de Ovar - representante Rogério Manuel Almeida da Rocha)

- Associação Cultural e Recreativa dos Amigos das Povoas (Concelho de Estarreja - representante Severiano Francisco de Almeida Valente Tavares)

- Associação Cultural Bunheirense (Concelho da Murtosa - representante António Miguel Tavares Pinho)

Também neste dia 14 foi constituída a ACACE – Associação das Colectividades e Associações do Concelho de Estarreja.

Este acto importante na vida associativa do Distrito de Aveiro reflecte a vontade que o cidadão tem, através das associações e colectividades, de se agrupar para obter oportunidades na prática de desporto, na preservação de identidades, na promoção de eventos culturais, oportunidades ainda de lazer, de diversão, de convívio, etc… cultivando valores morais importantes e de responsabilidade cívica, levando para o seio da sociedade, uma atitude construtiva ajudando as pessoas a enfrentar dificuldades que se acentuam agora mais do que nunca. O Movimento Associativo Popular tem mostrado ao longo dos anos que é com a união das pessoas, em grupo, que as dificuldades se ultrapassam e não no isolamento do indivíduo ou das famílias.

Na foto vemos os autarcas Sr. José Marques - Presidente da Junta de Beduído (4º a contar da esquerda), Dr. João Alegria - Vereador da C. Municipal de Estarreja (6º a contar da esquerda) e ainda o Sr. José Maria - Vice-presidente da CPCCRD (5º a contar da esquerda). Os restantes elementos constituem a CI da FCDA e são, da esquerda para a direita, Alexandre Vidal (ARC Fermentões), Rogério Rocha (GDC Guilhovai), Severiano Tavares (ACRA Póvoas), Renato Valente (GS Os Morenos) e António Pinho (AC Bunheirense).