Sexta-Feira, 26.4.2024

Flamingos, de novo entre nós

Os flamingos são aves pernaltas e corpulentas, de bico poderoso e beleza inconfundível, que, no nosso país, podem ser observadas em vários locais húmidos do litoral (centro e sul).
Estas aves podiam, tradicionalmente, ser observadas nos estuários dos rios Tejo, Sado, Arade e Guadiana, e ainda na Ria Formosa.

Nas últimas décadas têm sido observados bandos de flamingos nos estuários do Mondego e do Vouga (Ria de Aveiro).

Para poder observar estes animais, nunca deve aproximar-se muito, já que ao mínimo ruído começarão a correr, para ganhar velocidade, voando depois para zonas onde se sintam seguros.

As suas grandes patas são de cor rosácea, e as suas penas podem ser brancas ou cor-de-rosa, podendo por vezes atingir uma coloração quase laranja.

Os flamingos são aves migratórias, que voam até ao norte de África, quando os dias arrefecem, para voltarem na Primavera seguinte.

Os flamingos alimentam-se de pequenos crustáceos, peixes e bivalves, razão pela qual procuram as zonas onde a água tem pouca profundidade e as zonas de lama ou sapais.

Muitas pessoas tiveram oportunidade de verificar e de registar fotograficamente, mais uma vez, este maravilhoso espectáculo com que a natureza nos tem brindado através da presença destes pernaltas entre nós.