Terça-Feira, 14.5.2024

Fiéis Defuntos – 2 de Novembro

Os preparativos para este dia, há muitos dias que vinham sendo feitos. Colocação de mármores e granitos em sepulturas, lavagem de pedras em sepulturas, pintura de muros de sepulturas e, mais recentemente, colocação de arranjos de flores, lamparinas e velas. Também no exterior do cemitério, devido às obras de construção da Variante à E.N. 224-2 e localização do estaleiro do empreiteiro da obra, houve a preocupação, por parte da Junta de Freguesia, de que toda a área de estacionamento fosse libertada para poder ser utilizada pelos participantes neste aniversário.

As cerimónias ocorreram, como já se referiu, no dia próprio dos Fiéis Defuntos (2 de Novembro), com início às 15H00. Uma vez que, apesar das vésperas menos boas, o tempo melhorou significativamente e não choveu durante a tarde, as mesmas tiveram lugar no cemitério. Depois da procissão da Igreja até ao Cemitério, seguiu-se aí a Eucaristia que foi presidida pelo pároco (P. Filipe), tendo sido concelebrantes o Monsenhor Cónego Virgílio Resende, o P. Manuel Cirne e o P. David Pinho, auxiliados pelo Diácono José Maria Carmo.

Muito antes da celebração eucarística, o cemitério já estava repleto de pessoas que sufragavam a alma dos seus entes queridos, gesto que continuou durante a eucaristia e ainda depois desta, até ao pôr-do-sol.

O palco onde se celebrou a eucaristia, foi cedido e instalado pela Câmara Municipal, por solicitação da Junta de Freguesia, colaboração que se agradece reconhecidamente.

Mercado Tradicional no Cais do Bico - 19 de maio 2024. Participe