Terça-Feira, 14.5.2024

Executada rede de águas pluviais em parte da Rua Prof. Ruela Ramos

Na base desta intervenção está o facto que se tem verificado todos os anos, em ocasiões de forte pluviosidade, em pleno período de inverno, das águas das chuvas que escoam dos terrenos do lado nascente atravessarem a rua, passando por cima da faixa de rodagem, para entrar na levada que se encontra a poente.

Para procurar resolver este problema, foi idealizado meter um tubo na berma nascente da estrada, desde a casa da viúva de Alexandre “Varada” até à casa do Brandão (mecânico), começando por apanhar as águas que descem pela berma da rua a partir da Padaria Veras, apanhando depois as águas que se juntam nos terrenos entre as casas acima referidas e finalmente apanhando as águas que correm para a parte mais baixa do arruamento, conduzindo-as a todas à levada.

Sendo a travessia existente de reduzida secção, foi julgado oportuno proceder-se à substituição desta por uma nova, de secção superior (quase tripla), de forma a propiciar um melhor escoamento para as águas e evitar a situação descrita.

Os trabalhos foram adjudicados pela Junta de Freguesia à firma FOPIC.

A reposição de pavimentos com tapete asfáltico, ficará a cargo da Câmara Municipal, que a executará oportunamente, depois de algum tempo de compactação natural da vala.

Estaremos cá para ver, mas cremos que esta intervenção terá sanado o problema que acima foi apresentado, criando-se assim melhores condições de segurança para o trânsito e evitando a aglomeração de águas nos terrenos agrícolas, com os prejuízos daí inerentes para quem neles trabalha.

Mercado Tradicional no Cais do Bico - 19 de maio 2024. Participe