Sábado, 18.5.2024

Foi roubado o busto do Sr. Reitor - P. Domingos Pinho

Este busto não escapou à onda de assaltos (do género) que vem ocorrendo pelas redondezas, mormente nos Municípios de S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha e Estarreja, donde já desapareceram inúmeras obras de arte, todas em bronze.

No Município da Murtosa, este foi o primeiro busto furtado, tendo todavia já desaparecido vários candeeiros no Parque do Monte Branco, da lápide e das letras identificativas da Av. Cidade de Newark (recentemente inaugurada) e das letras que assinalavam o arranque da Rede de Saneamento e que se encontravam junto à Rotunda do Depósito da Água.

Tem também desaparecido, um pouco por todo o concelho, tampas de caixas (esgoto, águas pluviais, electricidade, telefones) em ferro fundido e grelhas de sarjetas de águas pluviais, também no mesmo material.

Estamos perante uma onda de assaltos na qual se valoriza o metal, seja ele de preferência o bronze, o aço inox, o ferro fundido, mas também o ferro macio.

O busto ao P. Domingos Pinho, que foi pároco desta freguesia durante 50 anos, foi erigido por iniciativa de um grupo de paroquianos, tendo o mesmo sido custeado pela comunidade paroquial, através de subscrição pública promovida para o efeito.

O busto do sr. Reitor do Bunheiro foi solenemente inaugurado no dia 10 de Maio de 1987, dia em que a Igreja Católica celebrou o Dia do Bom Pastor.

A Comissão de paroquianos e a Paróquia do Bunheiro escolheram esse dia também para homenagear “o seu Bom Pastor”. P. Domingos da Silva e Pinho, seu Pároco durante 50 anos.

Para já, a Paróquia do Bunheiro está mais pobre, com o desaparecimento deste busto. Os elementos desta Comunidade Paroquial, sobretudo os mais velhos, aqueles que tiveram a graça de ter o P. Domingos por reitor sentem-se lesados pelo acto altamente condenável do roubo do busto que homenageava e perpetuava aquele que foi “Pastor e Pai”.

O assalto foi comunicado à autoridade policial (GNR).

Os paroquianos aguardam as melhores diligências e esperam e confiam no melhor resultado possível, num desfecho feliz.

(Busto visto de frente)

(Busto visto de perspectiva)

Mercado Tradicional no Cais do Bico - 19 de maio 2024. Participe
Sábado 25 de maio às 15h, na ACB, anda dançar com SALTANDI - ACB