Terça-Feira, 07.5.2024

Sessão de Esclarecimento TDT

Iniciou-se a sessão com o sr. Presidente da Junta de Freguesia a dirigir umas palavra aos presentes, aqueles que tiveram a coragem de abandonar o aconchego do lar para vir saber mais sobre a TDT e aos colegas de mesa, o engº António Navarro (doutorado em engenharia de telecomunicações, professor da Universidade de Aveiro e empresário do ramo das telecomunicações), o engº João Miguel Garrido e Paulo Silva (técnicos instaladores – locais).

O engº António Navarro fez a introdução ao assunto explicando o que é a TDT e o porquê da imperiosa necessidade de abandonar definitivamente a televisão analógica em favor da televisão digital, esta portadora de uma série de benefícios.

Seguidamente o engº João Miguel Garrido falou das datas em que se irá verificar o apagão (desligação da velha televisão analógica) por sectores do nosso Portugal, tendo evidenciado que, para a nossa região, o mesmo se verificará no dia 12 de Janeiro de 2012. Este é um facto do qual a maioria das pessoas ainda não se compenetraram e que vai ser uma realidade em breve (falta pouco mais de um mês). Esclareceu que o acesso aos quatro canais nacionais continua a ser grátis, sendo contudo necessário (dependendo do tipo de equipamento que cada um possui) adquirir (ou não), um descodificador, acessórios para efectuar as ligações e ainda, orientar as antenas para um dos novos emissores.

O Paulo Silva encarregou-se da parte mais prática, exemplificando com quatro equipamentos de diferentes idades e características, o que é que cada um precisava para aceder à TDT em função das potencialidades próprias e dos tipos de fichas de adaptação que possuía.

Por fim, o Presidente da Junta fez uma explanação acerca do programa de comparticipação à aquisição de equipamento TDT, isto para as pessoas com necessidades especiais, informando que os candidatos que reunissem as condições então enumeradas e formalizassem a candidatura de forma a satisfazer todas as premissas do programa, seriam ressarcidos de 50% do custo do mesmo, até ao limite máximo de €22,00, apenas para uma televisão da habitação.

Por fim foi aberto um período onde alguns (seis) dos presentes colocaram dúvidas aos palestrantes, tendo sido por eles devidamente esclarecidos.

Antes de encerrar a sessão o sr. Presidente da Junta agradeceu, mais uma vez, a presença de todos, tendo realçado a disponibilidade demonstrada pelo engº António Navarro para, de uma forma perfeitamente graciosa, ter estado connosco naquela noite, afim de, com todo o seu saber e experiência, esclarecer os bunheirenses na matéria em apreço.

(engº João Miguel Garrido a fazer a sua apresentação)

(Paulo Silva a fazer a sua exposição)

(Presidente da Junta, no uso da palavra)