Sábado, 27.4.2024

Guimarães – Capital Europeia da Cultura

O Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria” participou, mais uma vez, no desfile de trajes que a Federação do Folclore Português promove anualmente com os grupos seus associados.

Porque neste ano de 2012, Guimarães é a Capital Europeia da Cultura, foi acordado que a edição deste ano ocorresse em Guimarães e fosse englobada na programação da Capital Europeia da Cultura.

De acordo com o pedido formulado ao grupo, “Os Camponeses …” fizeram-se representar no evento com 6 elementos (2 pescadores, 3 peixeiras e uma mulher da Murtosa c/ chapeirão).

Como nos anos anteriores, este foi também um espectáculo de grande qualidade, no qual foi possível ver trajes de todo o Portugal, com a riqueza que lhe é característica, quer pela imponência de alguns, quer pela variedade que nos caracteriza, quer ainda pelo colorido.

As pessoas que envergaram e apresentaram os trajes traziam com elas os adereços, utensílios e/ou alfaias que são características das actividades que representam e que os ajudam a identificar.

Os trajes foram apresentados divididos por diversos quadros temáticos, sendo os mesmos alvo de uma locução que os ia enquadrando para correcto entendimento dos milhares de pessoas que, no Largo do Tural, assistiram a este evento cultural.

O certame foi registado em fotografia e filme, registos que se encontram disponíveis na internet, nomeadamente no facebook.

Parabéns aos “Camponeses da Beira-Ria” pelo seu desempenho neste evento.