Sábado, 04.5.2024

A Floresta do Bunheiro, foi palmilhada pelos nossos bombeiros

Como forma de, localmente, se comemorar esse dia dedicado aos bombeiros, e procurando maneiras distintas de o celebrar, foi decidido fazer uma incursão, em caminhada, pela floresta.

A área escolhida foi a zona nascente da Freguesia do Bunheiro, por se encontrar aí diversos aspectos que os responsáveis pretendiam atingir e realçar.

Pelas 09H00 fez-se a concentração no quartel dos bombeiros onde se realizou a formatura geral do pessoal e hasteamento das bandeiras.

Em viaturas da Corporação fez-se a deslocação até à extremidade nascente da Zona Industrial do Bunheiro, onde ficaram estacionadas.

Após uma breve explicação ao pessoal, por parte do Comandante do Corpo de Bombeiros, das razões e dos objectivos daquele programa, os 30 bombeiros, 1 director e 2 crianças (filhas de bombeiros) fizeram-se à floresta.

Ao longo de um primeiro percurso quase todo ele por caminho de macdame, o grupo observou essencialmente o muito mau estado de limpeza de alguns troços da floresta e os pontos de depósito de lixos diversos donde sobressai os plásticos.

Entretanto, o grupo chegou aos terrenos alagados de Lagoas, onde foi possível usufruir das espectaculares condições ambientais que este local oferece. Em termos da flora foi possível apreciar-se, entre outras plantas mais vulgares, o junco molar, o bunho, a tabua e os majestosos nenúfares em flor (aos milhares). No que se refere à fauna, os patos bravos, os perna-longa, as cegonhas, a águia vermelha, mergulhões. Em termos ambientais, tudo o já descrito associado a um enorme lençol de água num ambiente magnífico, onde “não bole uma folha”. Qualquer coisa que nos transporta à imagem do paraíso (éden). Foi percorrida toda a parte poente e norte da lagoa, por caminhos que muito condicionam o acesso às viaturas dos bombeiros, o que é uma preocupação.

Seguiu-se depois um caminho e um trilho mais acidentado ainda, pela zona da Buchada, até à última cabine da CUF (ex. Amoníaco e Quimigal), já nas proximidades da estrada Pardilhó-Estarreja, onde se inflectiu em direcção ao Caminho dos Moleiros. Neste itinerário pretendeu-se mostrar uma pequena parte da zona ardida no incêndio de Outubro de 2011 e da forma como a natureza se está a encarregar de a repovoar. Pretendeu-se ainda ver “in loco” o péssimo estado (ou a inexistência) dos caminhos, factor negativo que se encontrou no combate ao incêndio já referido e que muito contribuiu para a tragédia então ocorrida, infelizmente incompreendida por muitos.

Fez-se depois um percurso por estrada (entre pinhais e eucaliptais) ao longo do Caminho dos Moleiros até um pouco a poente da Quinta do Guerra.

Aí se inflectiu, de novo, para o interior da mata, agora por caminhos de areia, passando pela antiga Feira do Gado e indo sair no ponto de partida (Zona Industrial). Além dos problemas já apontados em troços anteriores, com realce para as lixeiras, registou-se aqui o condicionalismo nos acessos provocado pela areia que formam o pavimento.

Para além dos aspectos já referidos neste apontamento, de realçar o benefício para a saúde o ar  puro respirado e os cerca de 15 Km percorridos ao longo das 2H30 de percurso.

Uma vez chegados à Zona Industrial, os participantes entraram nas viaturas que tinham sido deixadas estacionadas e regressaram ao quartel

Aí, esperava-os umas sandes de fêveras, essenciais para retemperar as forças.

E foi assim mais um “Dia do Bombeiro Português”, celebrado pelos Bombeiros Voluntários da Murtosa, na nossa Freguesia do Bunheiro.

Parabéns aos Bombeiros.

(Aspecto de nenúfares em Lagoas)

(Apreciando a fauna e a flora em Lagoas)

(O grupo a caminhar ao longo de trilhos na Buchada)