.:: Junta de Freguesia de Paco de Sousa - Penafiel ::.
Domingo, 28.4.2024

Freguesia de Paço de Sousa comemora 750 anos

O Paço e o Convento estão na origem da nossa actual Vila.

Sabe-se que em meados do Século X (956), foi fundado um cenóbio nas faldas do monte de Ordins e que, pela mesma altura, Trocosendo Guedes fundou, para os religiosos de S. Bento, o Mosteiro de Paço (998) levando-nos a crer tratar-se do mesmo Convento. Não seria de grande construção pois, no século XI (1088) já se achava substituído por um novo templo mais espaçoso e de maior fausto arquitectónico.

É em 1124, ainda antes da Fundação da Nacionalidade, que aparece, pela primeira vez, o "restritivo indicador de Sousa" - "monasterio Palacioli Sause".

Foram muitas as doações ao Mosteiro a tal ponto que tudo passou a girar ao redor do mesmo. O domínio do Mosteiro de Paço de Sousa era, então, já muito vasto.

Em 1258 o Mosteiro tinha, já, 62 casais e 4 ermidas, mas é em 12 de Setembro de 1259, que se torna mais representativo, quando o Bispo do Porto, D. Julião, e o abade do Mosteiro, D. Paio Pais, unem aos usos do Mosteiro os frutos das Igrejas de Santa Eulália de Esmegilde, São Martinho de Velhas e de São Lourenço.

O Couto de Paço de Sousa, tendo anexo o Couto de Casconha, é já referenciado em 1123 e manteve-se até 1794.

Com o escambo das 3 freguesias passou a nova de Santa Maria do Corporal de Paço de Sousa a ter maior importância na região. As doações ao Convento eram tantas pelo que, como nos diz J. Mattoso, não se percorria um quilómetro na região à volta dos rios Sousa e Tâmega sem encontrarmos um casal, uma quintana ou uma leira pertencente a Paço de Sousa.

A partir de 1596 a freguesia já se intitula "do  Salvador de Paço de Sousa".

Excerto do texto "Paço de Sousa - um percurso de onze séculos", da autoria do Exmo. Sr. Comandante Vitor Rocha.

Dia da Defesa Nacional
A comparência ao Dia da Defesa Nacional é obrigatória. Consulta o edital de convocação.
Descrição de Serviços
Os seguintes serviços estão disponíveis na Secretaria da Junta de Freguesia:
Junta de Freguesia de Paco de Sousa - Penafiel © 2009 Todos os Direitos Reservados