Domingo, 19.5.2024

Inaugurada no Bunheiro, a Porta de Entrada para a Mobilidade Sustentável da Ria

O equipamento assume-se como uma verdadeira porta de entrada, uma característica evidente, desde logo, pela sua localização geográfica, na confluência da EN 109-5 com a Avenida da Cidade de Newark, na Freguesia do Bunheiro, na zona dos Adeixos, que constitui o principal eixo viário de acesso ao centro da vila. Para além disso, a porta de entrada, pelos serviços que oferece, pretende ser o primeiro ponto de contacto do visitante com a Murtosa e com a Região. Para tal, o edifício está dotado de três valências principais: um posto de turismo, onde o visitante poderá conhecer, virtualmente, o território, vendo, por exemplo, um filme promocional, consultando folhetos em papel, explorando uma mesa tátil com informação geográfica dos pontos mais relevantes do Município ou navegando na internet através de um acesso wireless gratuito; um espaço de rent-a-bike, onde poderão ser alugadas bicicletas, que possui, igualmente, o serviço de pequenas reparações; e, finalmente, um equipamento de cafetaria, que, à semelhança dos restantes serviços estará acessível, não só aos turistas como ao público em geral. Em suma, pretende-se que o visitante fique a conhecer o território, tenha a possibilidade de deixar o automóvel e possa partir, de bicicleta, à descoberta do património natural e cultural local.

Usando da palavra na cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal, Eng. Joaquim Baptista, agradeceu a presença das dezenas de pessoas que fizeram questão de se associar ao evento, realçando a importância da Porta de Entrada para a Mobilidade Sustentável da Ria na materialização das dinâmicas do projeto “Murtosa Ciclável”.

Elogiou a vontade demonstrada pelo concessionário com quem a Autarquia estabeleceu uma parceria, o Dr. José Lopes, um jovem bunheirense, licenciado em Turismo, em abraçar este projeto, afirmando depositar grandes expectativas na concretização dos objetivos traçados para a Porta de Entrada, que considerou ter a potencialidade de gerar dinâmicas turísticas de valorização do território, cuja amplitude vai muito para além das três valências que oferece.

Visivelmente satisfeito, o Dr. José Lopes, começou por qualificar a sua aposta como um aventura que estava agora a iniciar, tendo em consideração o período de contenção e de dificuldades que o país atravessa, afirmando, no entanto, estar convicto que o projeto iria ter o sucesso que desejava, na medida em que estavam reunidas duas condições fundamentais: a fortíssima atratividade do Concelho da Murtosa, com condições naturais únicas, capazes de potenciar o desenvolvimento de projetos turísticos de qualidade e a disponibilidade da Câmara Municipal da Murtosa para se constituir um parceiro ativo na materialização dessas dinâmicas.

Referiu que a Porta de Entrada representava a concretização de um sonho, que acalentava desde os tempos de estudante de Turismo, de poder materializar um projeto de valorização turística da sua terra.

Os participantes foram, depois, convidados a visitar as várias valências do edifício, tendo sido descerrada uma placa evocativa da inauguração, a que se seguiu um pequeno beberete oferecido pelo concessionário e pelo Município.

(O concessionário, Dr. José Lopes, com a sua namorada, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Eng. Januário Cunha, o Presidente da Câmara Municipal, Eng. Joaquim Baptista, o Vereador, Sr. Agostinho Oliveira e o Diretor Regional da Segurança Social de Aveiro, Dr. Santos Sousa.)

Mercado Tradicional no Cais do Bico - 19 de maio 2024. Participe
Sábado 25 de maio às 15h, na ACB, anda dançar com SALTANDI - ACB