Segunda-Feira, 06.5.2024

Vai arrancar a obra do saneamento (1ª fase) no Bunheiro.

Esta obra está integrada numa empreitada, mais ampla, que contempla o fecho da cobertura da rede de saneamento nas freguesias do Monte e da Murtosa.

Está prevista a construção de uma rede de drenagem de águas residuais com uma extensão total de mais de 34 quilómetros com 1.141 ramais domiciliários.

A empreitada inclui ainda a construção de 12 novas estações elevatórias, com cerca de oito quilómetros de condutas elevatórias associadas.

Trata-se de uma obra há muito esperada pela autarquia e população e que vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.

Na freguesia do Bunheiro serão dotadas de saneamento, nesta primeira fase, as zonas da Béstida, Esteiro, S. Silvestre, Chão do Monte, Agro, Congostas, S. Simão (parte), Rua do Forno, Levegada de Sedouros, Entrada de Sedouros, Feital, Vessadas, Lagoínha, Casal, Igreja, S. Gonçalo, Levegada e Celeiro (parte).

O lugar do Outeiro Alto, era o único desta freguesia que, até ao momento se encontrava coberto pela rede de saneamento. A obra que em breve se irá iniciar fará a cobertura de uma grande parte da freguesia, com incidência no sul e centro da freguesia. Os lugares mais a norte farão parte de uma 2ª fase, bem como as zonas que agora não serão cobertas (Mamaparda e Romariz).

Desde maio de 2010, a AdRA passou a garantir a gestão integrada dos serviços de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais urbanas nos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos. Em janeiro de 2011, a empresa passou também a assegurar a exploração dos serviços em Ovar.