Segunda-Feira, 29.4.2024

Foi lançado a concurso a obra de do reforço de margens, pela recuperação de diques e motas, entre a Ribeira do Mancão e a Ribeira do Gago

Esta obra (e outras que estão programadas) tem por objectivo primário a protecção dos terrenos agrícolas da invasão das águas salgadas, facto que se reveste de um crucial interesse, dada a realidade actual, na qual se tem registado um nível muito elevado das águas. Assim, esta obra virá solucionar o problema enumerado, na zona de intervenção.

Claro que, ao pensar esta obra, o Município da Murtosa teve também em linha de conta outros factores como o ambiental, o desportivo e o turístico (essencialmente o de natureza), acrescentando ao projecto a construção de uma ciclovia entre os dois extremos desta obra e a requalificação dos locais por onde passa, nomeadamente a Ribeira do Mancão e a Ribeira do Gago.

Estas duas ribeiras (além de outras), foram outrora dois locais tremendamente importantes na vida da comunidade bunheirense. Para além de terem constituído plataformas logística estruturais na ligação entre o Bunheiro e as localidades periféricas, nelas se cruzavam muitas e variadas actividades económicas, como sejam a pesca e apanha do moliço, a comercialização de sal e de materiais de construção e a carpintaria naval.

A sociedade Polis admite que s empreitada possa ter o seu início no decorrer do primeiro semestre de 2013”.

Também em fase final de projeto e ainda a aguardar a aprovação de candidatura ao Programa Operacional das Pescas, encontra-se o projeto de Reordenamento e Valorização dos Núcleos Piscatórios Lagunares I, que contempla, entre outros, o Cais dos Pescadores da Torreira, o Cais da Bestida, o Cais do Chegado e o Cais do Bico, perspetivando-se a aprovação da candidatura em Janeiro de 2013 com o subsequente lançamento dos concursos de obra.