Segunda-Feira, 06.5.2024

A Igreja do Bunheiro recebeu o Concerto de Natal da Missão Jubilar da Diocese de Aveiro

A Igreja do Bunheiro esteve praticamente cheia para assistir a este foi o primeiro de uma série de seis concertos programados no âmbito da Missão Jubilar da nossa Diocese.

Participaram no mesmo o Coro da Catedral de Aveiro e o Coro de Santa Joana, ambos dirigidos pelo maestro prof. António Matos Costa, que também tocou o órgão de tubos da nossa Igreja Matriz em algumas das peças do reportório apresentadas.

Depois de umas palavras de saudação e de boas vindas, dirigidas a todos os presentes pelo nosso pároco – P. Filipe Coelho, foi feita a apresentação do concerto por um elemento da organização.

Iniciou a sua apresentação o Coro da Catedral de Aveiro, o qual, depois de ter entoado o hino da Missão Jubilar, interpretou nove peças de música sacra, em latim, de autores consagrados.

Seguiu-se o Coro de Santa Joana, que executou também quatro peças de música sacra, na língua latina, de autores reconhecidos, tendo depois interpretado três peças populares portuguesas sobre a temática natalícia. Ainda durante a actuação deste coro, juntou-se-lhes um grupo de cinco músicos, com os respectivos instrumentos (3 violinos, 1 viola de arco e um contrabaixo de cordas), que acompanharam musicalmente os dois temas seguintes.

Para concluir em beleza este concerto, mais dois temas, estes executados pelos dois coros em uníssono, acompanhados pelos instrumentos atrás referidos e ainda pelo órgão de tubos. A cereja em cima do bolo foi o último destes dois temas – o conhecidíssimo “Adestes Fideles”, que fez vibrar todos os tiveram o privilégio de ter assistido a este maravilhoso e espectacular concerto de Natal.

Perante os intermináveis aplausos que os participantes foram dispensando ao longo do concerto, mas com especial ênfase neste último tema, o maestro – Prof. António Matos Costa, não regateou a repetição do número.

Este concerto foi transmitido para todo o mundo, em directo, através do canal da Diocese de Aveiro na internet, bastando que, para tal, tivessem acedido à página da Paróquia do Bunheiro (http://www.paroquiabunheiro.blogspot.pt/) e tivessem clicado no “play”.

Parabéns a todos os que colaboraram para tornar possível este maravilhoso evento cultural de cariz religioso.

(Apresentação do coro da Catedral)

(Apresentação do coro de Santa Joana)

(Apresentação dos dois coros, em conjunto e dos músicos que os acompanharam)