Segunda-Feira, 06.5.2024

Viagem pela obra do bunheirense Prof. Dr. António Abreu Freire

A “Viagem pela Obra do Professor António de Abreu Freire”, organizada pela Câmara Municipal em parceria com a editora Debatevolution, contou com a presença de mais de uma centena de pessoas, que assistiram a um programa peculiar, feito de momentos tão diversos como a leitura de excertos de livro, o visionamento de vídeos, a interpretação de canções ou a degustação de um cocktail Sãogonçalino, que acentuou o caráter informal da iniciativa.

Dando as boas-vindas aos presentes, o Presidente da Câmara da Murtosa, Eng. Joaquim Baptista, deu conta da sua satisfação pela Câmara Municipal acolher a realização de um acontecimento cultural tão relevante, salientando o vastíssimo currículo de um Murtoseiro que tem alcançado o reconhecimento ao nível nacional e internacional.

Ao longo da noite, tendo como cicerone o Eng. Januário Cunha, Vice-Presidente da Câmara, foram sendo apresentadas às várias facetas do Professor Abreu Freire. Vaz da Silva, Virgínia Abreu Freire, Rita Capucho, João Duarte Abreu, Luís Gonzaga Bastos e Costa Valente leram textos de livros e testemunharam a sua admiração e cumplicidade pelo autor; Foram visionados uma série de vídeos: de um trabalho de Jorge Bacelar, sobre textos de Abreu Freire, até entrevistas do professor, passando pelo registo da demanda pelos trilhos do Padre António Vieira; Do outro lado do Atântico, via Skype, chegaram, em direto, testemunhos do Canadá e do Brasil; A música, universalista e multicultural, esteve a cargo do intérprete Sérgio Silva.

No intervalo do extenso e estimulante programa, os participantes foram convidados a degustar um cocktail Sãogonçalino, marcado pelos sabores regionais, oferecidos por um conjunto de empresas que apoiaram o evento.

Depois de, ao longo da noite, terem sido os outros a falar de si, coube ao Professor Abreu Freire fazer uma intervenção, onde traçou, com a eloquência que o caracteriza, o seu percurso pessoal, científico e literário.

ANTÓNIO DE ABREU FREIRE

Natural da Freguesia do Bunheiro, Concelho da Murtosa, o professor, escritor e navegador António de Abreu Freire é doutor em Ciências Humanas pela Universidade de Paris e em Física pela Universidade Laval, do Québec, Canadá.

Como navegador, fez 14 travessias à vela no Oceano Atlântico. Foi o primeiro comandante de um veleiro-escola a levar para o mar uma tripulação de estudantes deficientes (surdos) em 1982.

Realizou uma expedição marítima comemorativa dos 400 Anos do Padre António Vieira, refazendo, com mais seis tripulantes, os percursos do jesuíta português, em 2007/2008.

É autor de uma vasta obra literária, tendo, recentemente, editado a 2ª edição do livro ”Introdução à Literatura de Cordel”.

(Aspecto do público presente)
x

(O sr. Engº Joaquim Baptista - Presidente da Câmara, deu início à sessão)

x