Sábado, 04.5.2024

Sessão de esclarecimento para agricultores

O convite foi lançado pela Cooperativa Agrícola de Estarreja, entidade que teve a iniciativa e que assumiu a coordenação da sessão.

A mesa que coordenou os trabalhos foi constituída pelo Dr. Aleixo Patinha (Presidente da Cooperativa Agrícola de Estarreja), pelo engº Pedro Rebimbas (técnico da mesma cooperativa) e pelo engº Domingos Azevedo (da Confagri).

Estavam na agenda da sessão, como os dois principais assuntos a tratar, as candidaturas aos subsídios de apoio à actividade agrícola e as novas exigências relativas à facturação.

Abriu a sessão o Dr. Aleixo Patinha que, depois de ter saudado todos os presentes, de ter agradecido a cedência de instalações para este encontro à Junta de Freguesia, na pessoa do seu presidente ali presente, referiu também que o sr. Presidente da Câmara Municipal tinha intenção de participar na reunião mas que, por motivos de agenda, se fez representar pelo seu chefe de gabinete, eng. Daniel Bastos. Acabou a sua intervenção justificando ser inoportuno tratar o assunto das novas regras de facturação, devido às muitas dúvidas que ainda pairam no ar acerca do mesmo, tendo assim ficado a sua abordagem para uma data a divulgar oportunamente.

O engº Domingos Azevedo explanou o tema das candidaturas aos subsídios de apoio à actividade agrícola, tendo alertado os agricultores presentes para as alterações que entretanto ocorreram nos respectivos parcelários agrícolas, para as situações de incumprimento que podem impedir os de virem a receberem os respectivos subsídios, etc. Na sua intervenção chamou a atenção para o facto da quase totalidade dos agricultores presentes trabalharem em terrenos que estão dentro da “Zona Vulnerável Estarreja - Murtosa” e das exigências que desse facto advêm, tendo referido a proibição de utilização de lamas, a limitação da utilização de matéria orgânica proveniente das respectivas explorações e a obrigatoriedade de cumprirem as regras estabelecidas no que à utilização de adubos se refere.

Depois, o eng. Pedro Rebimbas falou da operacionalização das candidaturas, tendo referido o prazo das mesmas e os dias em que marcará presença nas instalações da Junta de Freguesia do Bunheiro, para o efeito.

Por fim houve lugar a um breve período de perguntas e respostas.

(Aspecto da sala)