Quinta-Feira, 16.5.2024

Foi já lançado o concurso da empreitada de requalificação marginal entre o Mancão e a Ribeira do Gago

A empreitada, cujo valor base do concurso ascende a um milhão de euros, contempla a beneficiação dos dois cais localizados dentro da área de intervenção – a Ribeira do Mancão e a Ribeira do Gago – dotando-os de condições de parqueamento automóvel de proximidade e de pequenas áreas de lazer, transformando as envolventes em espaços aprazíveis. As condições de acostagem de embarcações, bem como o acesso aos planos de água serão acautelados na profunda intervenção a que serão sujeitas as retenções marginais dos referidos cais.

Também em termos altimétricos, estas infraestruturas ribeirinhas sofrerão significativas alterações na espetativa de garantir a inversão da realidade hoje vivida em que, a cada maré viva, assistimos ao transbordo de água salgada para os espaços públicos e privados, inundando as vias de circulação e salinizando os terrenos agrícolas.

Ao longo de toda a área de intervenção, que se estende da EN109-5, no Mancão, até à extremidade sul da variante ao centro do Bunheiro, perto da Ribeira do Gago, será requalificada a mota de proteção, procurando conferir à mesma uma dupla funcionalidade: por um lado, impedir a progressiva salinização já referida e, por outro lado, potenciar a usufruição, a pé e de bicicleta, de um território de grande valor ambiental.

Esta empreitada insere-se num vasto conjunto de intervenções de requalificação das áreas marginais do Município da Murtosa. Recorde-se que o troço Chegado-Ribeira de Pardelhas foi já intervencionado pela Câmara Municipal, encontrando-se em obra os troços Ameirinhos-Ribeira de Pardelhas, da responsabilidade da Autarquia, e o troço Chegado-Ribeira Nova, sob a alçada da Sociedade POLIS.

Mais uma de elevadíssima importância para a nossa terra.

Mercado Tradicional no Cais do Bico - 19 de maio 2024. Participe