Sábado, 18.5.2024

D. Angelina da Silva foi homenageada por ocasião dos seus 100 anos de vida

Pelas 09H30 a D. Angelina, familiares, amigos e entidades, participaram numa celebração de acção de graças, na Igreja Paroquial do Bunheiro, tendo o presidente da assembleia, referindo-se à centenária, feito ênfase aos seus 100 anos repletos de vivências marcantes, de muito trabalho e muito sacrifício para criar os seus cinco filhos - um verdadeiro hino à família.

Pelas 11H00, a comitiva rumou aos Paços do Concelho, onde foi recebida pelo Sr Presidente da Câmara – engº Joaquim Baptista e pelo Presidente da Junta de Freguesia do Bunheiro – engº Daniel Bastos. Aí ocorreu uma singela cerimónia de homenagem à centenária. Tendo-se dado início à sessão, o presidente da autarquia murtoseira, depois de ter saudado a aniversariante, manifestou-lhe o desejo de que a data se repetisse por mais alguns anos, tendo registado a presença calorosa de inúmeros familiares e amigos. Também o Presidente da Junta, manifestou o seu regozijo pela data festiva e lhe formulou votos de muitos mais anos de vida, em nome pessoal, do executivo e do povo do Bunheiro. Foram cantados os parabéns à D. Angelina e, em sua honra, comeu-se uma fatia do bolo e bebeu-se um cálice de vinho fino.

De seguida, a homenageada recebeu, das mãos do Presidente da Câmara Municipal, uma salva em prata e um ramo de flores, tendo, igualmente, recebido, do Presidente da Junta de Freguesia do Bunheiro, uma peça em prata.

Depois da passagem pela Câmara Municipal, a aniversariante foi brindada com um almoço festivo, em sua homenagem, que reuniu familiares e amigos e convidados, em casa da sua neta Rosa, em Pardelhas.

No final do almoço, decorreu a animação que esteve a cargo do Rancho Folclórico “Andorinhas de S. Silvestre”, que se haviam disponibilizado para tal, a exemplo das duas idênticas situações anteriores.

Esta homenagem contou também com a colaboração dos Bombeiros Voluntários da Murtosa, que assumiram o transporte da aniversariante em ambulância e cadeira de rodas.

As mesas para o almoço foram cedidas pelo Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”

A D. Angelina da Silva nasceu no lugar da Béstida, na freguesia do Bunheiro, concelho da Murtosa, no dia 27 de janeiro de 1913. Tem 5 filhos (Dorinda, José, João, Silvestre e Francisco), 12 netos, 25 bisnetos e 6 trinetos. Vive atualmente no lugar do Esteiro, em casa de sua sobrinha Lurdes.

(O Sr. Presidente da Câmara, quando entregou à D. Angelina a salva de prata e o ramo de flores)

x

(O Sr. Presidente da Junta, quando entregava à D. Angelina a lembrança da autarquia bunheirense)

x