Sábado, 27.4.2024

Festa de S. Brás no Bunheiro

Esta festa, devoção ao santo protector das doenças da garganta, está, desde tempos imemoráveis, enraizada na tradição do povo do Bunheiro e arredores, que a ela acorre anualmente.

Está também na tradição a realização, por ocasião da mesma, do cortejo de S. Brás, no qual participam seis marchas, cada qual em representação da sua zona (refira-se que, em termos pastorais, a paróquia está dividida em seis zonas), cujo proveito constitui receita do Conselho Económico da Fábrica da Igreja.

Este ano, tendo o dia sido domingo, a participação foi maior, quer no que se refere à dimensão das marchas, quer na quantidade de público presente.

De manhã, pelas 10H00, na Capela de S. Silvestre, foi celebrada eucaristia em honra de S. Brás.

Pelas 14H00, as marchas representativas de cada uma das zonas, concentraram-se em S. Simão e começaram a desfilar até ao largo da Capela de S. Silvestre, onde cada uma fez a apresentação final, perante um público muito numeroso.

No final do desfile das marchas, teve lugar o habitual leilão das oferendas.

Uma tradição da terra que hoje, que hoje envolta de uma nova dinâmica é, sem margem para dúvida, um evento cultural digno de referência.

Parabéns a todos quantos deram corpo ao mesmo, tornando possível a sua realização.

(Zona 1 - Varejadores da azeitona)

(Zona 2 - Cozinheiras)

(Zona 3 - Varinas e pescadores)

(Zona 4 - Bombeiros)